Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Santo Tirso conquista primeiro lugar nos prémios Europeus de Promoção Empresarial

23 Setembro 2021
A distincao foi alcancada com o projeto talento empreendedor e criativo     1 980 2500

INVEST SANTO TIRSO DESTACOU-SE NA CATEGORIA “PROMOÇÃO DO ESPÍRITO DE EMPREENDEDORISMO” COM O PROJETO TALENTO EMPREENDEDOR E CRIATIVO

A Câmara Municipal de Santo Tirso, através do INVEST Santo Tirso, alcançou o primeiro lugar na categoria de “Promoção do Espírito de Empreendedorismo” dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA), uma iniciativa da Comissão Europeia, coordenada pelo IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação).

Esta distinção foi alcançada com o projeto “Talento Empreendedor e Criativo Santo Tirso”, desenvolvido pelo INVEST Santo Tirso, que o Município candidatou à edição de 2021 dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial.

O projeto tem como objetivo a promoção do emprego jovem e qualificado, bem como o fomento da igualdade de oportunidades entre mulheres e homens, num ambiente cada vez mais digital, sustentável e resiliente.

O presidente da Câmara, Alberto Costa, mostra-se satisfeito por ver distinguido o trabalho do Município nesta área e recorda que “este é o resultado de uma estratégia que tem estimulado e promovido o talento empreendedor e criativo de Santo Tirso”.

“Para nós é claro que apostar no empreendedorismo, apoiar as ideias de negócio e impulsionar novos investimentos é reforçar e dinamizar o ecossistema empresarial de Santo Tirso”, defende Alberto Costa, lembrando todos os casos de sucesso que saíram dos vários programas de apoio à criação e desenvolvimento de negócios no Município.

“O AYCH e o Santo Tirso Empreende são exemplos inquestionáveis de que apoiar ideias originais, diferenciadoras e com impacto económico e social é muito vantajoso, não só para quem aposta na criação do próprio emprego, mas também pela interação que é criada entre as grandes indústrias, as pequenas e médias empresas e os empreendedores”.

Dotar a população de ferramentas para fazer face aos desafios de futuro, desenvolver as suas competências e apostar na excelência e desenvolvimento dos seus projetos têm sido, de resto, eixos essenciais de atuação.

Com a Incubadora de Moda e Design da Fábrica de Santo Thyrso, o Município identificou uma excelente oportunidade para encorajar os jovens a desenvolverem as suas capacidades empreendedoras, através de um modelo de empreendedorismo que visa a conexão de Hubs no Espaço Atlântico, em torno do setor criativo e abraçou o projeto AYCH – Atlantic Youth Creative Hubs.

O Projeto Santo Tirso Empreende, financiado pelo programa Norte 2020, permitiu que 18 dos 78 projetos nas áreas de Produtos e Serviços Turísticos, Moda e Design de Moda fossem apoiados, diretamente, na elaboração de planos de negócio, por uma rede de mentores constituída por empresários e contando, também, com a ajuda dos professores e dinamizadores de instituições do Ensino Superior Público e Privado.

Tendo em conta que o têxtil está no ADN de Santo Tirso, foi ainda desenvolvida uma candidatura europeia – Createx – que possibilitou aos empreendedores, não só de Portugal, mas também de outros países, trabalharem novos padrões de tecidos e reinventarem a herança do têxtil.

Num universo de 54 candidaturas aos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, Santo Tirso conquistou o primeiro lugar na primeira categoria “Promoção do Espírito de Empreendedorismo”.

Esta não é a primeira vez que Santo Tirso conquista um prémio do género. Já em 2019 o INVEST Santo Tirso foi premiado com um segundo lugar na categoria de Desenvolvimento do Ambiente Empresarial.

Partilhar
ColorAdd Icone