Santo Tirso combate insucesso escolar

23 Janeiro 2018

CÂMARA INVESTE EM TECNOLOGIA E EQUIPA MULTIDISCIPLINAR PARA APOIAR ALUNOS E FAMÍLIAS

A Câmara de Santo Tirso quer reduzir em 25 por cento a taxa de insucesso escolar no Município. O projeto “Agir para o Sucesso Escolar” foi apresentado esta terça-feira, na EB de S. Tomé de Negrelos, e envolve um investimento de 416 mil euros. Para além de uma plataforma tecnológica com o programa “Santo Tirso Aprende+”, o projeto envolve um “Centro Integra”, composto por uma equipa multidisciplinar. “A educação é uma prioridade e, por isso, os objetivos deste programa passam por prevenir e reduzir o abandono escolar precoce e diminuir o insucesso escolar”, realçou a vereadora responsável por esta área, Sílvia Tavares.

Experimentar, aprender e partilhar. Estes são os conceitos do “Santo Tirso Aprende+”, que começou a ser implementado pela Câmara Municipal nas escolas do 1º Ciclo, envolvendo cerca de dois mil alunos. Trata-se, como explicou a vereadora na sessão pública de apresentação do projeto que hoje decorreu na EB de S. Tomé de Negrelos, “de um programa interativo, com recurso às tecnologias de informação, capaz de estimular o processo educativo”.

Através de um computador ou tablet, o aluno tem acesso a uma app [http://lusoinfo.com/apps], na qual existem centenas de atividades multimédia, interativas e dinâmicas, para serem utilizadas na escola e em casa.
A par do “Santo Tirso Aprende+”, a Câmara criou também um “Centro Integra”, composto por professores, psicólogo, técnico de ação social e um mediador sociocultural. Segundo Sílvia Tavares, esta componente é “fundamental” para o sucesso do combate do insucesso escolar, dado “o apoio multidisciplinar que é prestado ao aluno e à família”.

A taxa de insucesso escolar no Município de Santo Tirso tem vindo a diminuir desde 2013, situando-se, no ano letivo 2015/2016, nos 1,8 por cento, abaixo da média da Área Metropolitana do Porto (2,8 cento) e da média nacional (3,7 por cento).

Com este a implementação destes projetos, a aposta da Câmara de Santo Tirso é baixar em 25 por cento a taxa de insucesso escolar. “Os números referentes ao insucesso escolar têm vindo a baixar, desde 2013, fruto das políticas de âmbito social e da aposta na educação que tem sido feita pela autarquia. Queremos continuar a ter resultados positivos e por isso a necessidade de avançar com este apoio de promoção do sucesso escolar às escolas e às famílias”, explicou a vereadora da Educação.

O projeto terá a duração de três anos e é apoiado pelo Portugal 2020, num investimento de 416 mil euros, envolvendo a aquisição de 120 'tablets' e 'kits' de robótica em termos de equipamento.