Santo Tirso com iluminação pública 100 por cento LED

03 Abril 2019

MUNICÍPIO É UM DOS PRIMEIROS DO PAÍS A TER TECNOLOGIA AMIGA DO AMBIENTE

O Município de Santo Tirso é um dos primeiros do país com iluminação pública 100 por cento LED, fruto da substituição de cerca de 20 mil luminárias. Um processo “sem custos para o erário público” e com “uma diminuição na fatura energética de mais de meio milhão de euros anuais”, como revelou o presidente da Câmara, Joaquim Couto.

No Parque de Lazer da Nossa da Torre, em Areias, fizeram-se, esta terça-feira, a substituição das antigas luminárias ali instaladas, por tecnologia LED. Um momento assinalado com a presença do presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, que revelou que, dentro de um mês, “fica concluído o processo de substituição de 12 300 luminárias iniciado no ano passado”.

O investimento de cerca de 3,3 milhões de euros ficou a cargo da empresa que ganhou o concurso público internacional, não acarretando custos para o erário público. “A poupança energética resultante deste processo vai permitir o financiamento da substituição das luminárias e, ainda, uma poupança anual para a Câmara de 230 mil euros”, explicou o autarca.

A medida surge em linha com as políticas ambientais promovidas pela autarquia de Santo Tirso e em sintonia com a Agenda 2030, nomeadamente na área do desenvolvimento sustentável. “Estamos a falar de uma tecnologia que reduz as emissões de CO2, aumenta os níveis de eficiência energética e, por isso, mais amiga do ambiente”, apontou Joaquim Couto.

Além disso, “melhora a segurança de pessoas e bens, uma vez que o LED garante melhor aproveitamento da luz”, acrescentou em declarações aos jornalistas, considerando, por isso, simbólica a presença no parque em Areias, local muito utilizado pela população para momentos de lazer.

Tendo em conta as luminárias substituídas no mandato anterior, o Município de Santo Tirso fica com 16 500 luminárias da rede pública com tecnologia LED. Segundo Joaquim Couto, “ficam apenas a faltar 3500”, sob alçada das Cooperativas Elétricas de Vilarinho e Roriz, que “serão substituídas até ao final do ano”.

Santo Tirso “é, senão o primeiro, um dos primeiros Municípios do país a ter o concelho coberto com iluminação pública 100 por cento LED”, enfatizou.