Santo Tirso com Dispositivo Municipal de Defesa da Floresta reforçado

01 Junho 2016

22 EQUIPAS E CERCA DE 90 ELEMENTOS NO TERRENO A PARTIR DE AMANHÃ

Em 2016, Santo Tirso terá um Dispositivo Municipal de Vigilância e Prevenção de Incêndios reforçado e mais eficaz. A sessão de apresentação foi feita esta terça-feira, pela Câmara Municipal, e deu a conhecer os meios e recursos que estarão no terreno a partir de hoje.

No total, 22 equipas e cerca de 90 elementos integram, este ano, o Dispositivo Municipal de Vigilância e Prevenção de Incêndios de Santo Tirso. Segundo o vereador da Proteção Civil, Alberto Costa, este dispositivo reforça o que tem vindo a ser feito nesta área pela Câmara Municipal, nomeadamente o “papel de envolver todas as entidades na defesa da floresta”.

“Todas as instituições envolvidas neste dispositivo têm um papel importante. É nesse contexto que a autarquia tem dialogado e sabido coordenar as diferentes entidades, por forma a ter um plano prático e adequado às condições do nosso concelho”, enfatizou Alberto Costa.

Na sessão de apresentação que decorreu esta terça-feira, no salão nobre dos Paços do Concelho e na Praça 25 de Abril, o autarca lembrou que Santo Tirso “tem uma área florestal na ordem dos 47 por cento do seu território”, pelo que o trabalho que tem sido desenvolvido pela Câmara “não se tem cingido ao período crítico de incêndios, mas durante todo o ano”.

“Este novo dispositivo tem como finalidade a proteção de pessoas e bens, sem descuidar a importância da floresta em todas as suas vertentes, priorizando o património, as infraestruturas, os aglomerados populacionais, as habitações isoladas e sociais”, realçou o vereador da Proteção Civil, apontando que a Câmara de Santo Tirso tem, anualmente, investido cerca de 200 mil euros com as diversas equipas a funcionar e a trabalhar na defesa da floresta durante todo o ano.

DESEMPREGADOS TAMBÉM AJUDAM
A vigilância florestal arranca hoje, 1 de junho, com a equipa de Sapadores Florestais e a equipa de Defesa Floresta Contra Incêndios da Câmara Municipal de Santo Tirso. A partir desta data, estão também disponíveis no terreno quatro equipas de Combate a Incêndios Florestais dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso e dos Bombeiros Voluntários Tirsenses.

As Equipas de Intervenção Permanente, dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves e dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, operacionais durante todo o ano, serão reforçadas com mas duas equipas, a partir de 1 de julho.

O dispositivo municipal conta, ainda, com vários outros meios dos bombeiros voluntários, designadamente veículos-tanques e outros veículos de combate a incêndios. Integram ainda o dispositivo as equipas de proteção florestal da GNR, as equipas do comando da GNR de Santo Tirso e de Vila das Aves, apoiadas em viaturas todo o terreno, duas equipas da PSP, incluindo a Brigada de Proteção Ambiental, a Polícia Municipal, e ainda uma equipa de primeira intervenção da Junta de Freguesia de Agrela.

No terreno estará também uma patrulha a cavalo da GNR e três equipas da Associação de Empresas do Setor Papeleiro e de Celuloses (AFOCELCA), que conta com uma Brigada Helitransportada. Como complemento às operações de combate e rescaldo o dispositivo conta com retroescavadoras e máquinas de rasto existentes no Município.

No âmbito do planeamento e da prevenção de incêndios, a Câmara de Santo Tirso tem levado a cabo várias outras medidas, como a manutenção da rede viária florestal e pontos de água, a gestão de combustíveis, a elaboração do cadastro de proprietários florestais, ações de sensibilização nas escolas e reuniões técnicas com as Juntas de Freguesia.

Outra das apostas tem sido a prevenção através de várias equipas no terreno, entre as quais a de Defesa de Floresta contra Incêndios, composta por desempregados que asseguram a vigilância de várias zonas do concelho.

No âmbito da preparação desta época de incêndios 2016, foram notificados, entre março e abril, aproximadamente 775 proprietários, para limpeza dos seus terrenos.