Santo Tirso 'Cidade Exemplo', diz a ONU

18 Setembro 2017

RECONHECIMENTO DEVE-SE À IMPLANTAÇÃO NO CONCELHO DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO E PREVENÇÃO DE RISCOS NATURAIS

Santo Tirso recebeu o Certificado de “Cidade Exemplo” da Campanha Internacional Cidades Resilientes. O reconhecimento foi feito pela Organização das Nações Unidas, numa cerimónia em Cascais, que destacou a implantação no concelho do Sistema Integrado de Gestão e Prevenção de Riscos Naturais, Tecnológicos e Mistos, significado de trabalho e empenho no bem-estar e segurança dos cidadãos.

Santo Tirso volta a ser destaque internacional pelas políticas implementadas no concelho. O Município recebeu, na passada quarta-feira, o Certificado de Cidade Exemplo da Campanha Internacional “Cidades Resilientes”, atribuído pela Organização das Nações Unidas.

“Uma cidade resiliente tem a capacidade para, de um modo mais imediato, resistir ou recuperar de uma catástrofe. Este reconhecimento público feito por uma entidade tão importante a nível global, traduz o esforço que temos feito ao nível local para proporcionar o bem-estar e a segurança a todos os cidadãos, assumindo um compromisso de redução de riscos. É uma missão que continuará a ser nossa”, realça o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto.

O reconhecimento a Santo Tirso prende-se com a implantação no concelho de um Sistema Integrado de Gestão e Prevenção de Riscos Naturais, Tecnológicos e Mistos, e pelo trabalho desenvolvido nesta área, nomeadamente através das medidas promovidas para a redução de catástrofes, a nível local.

Santo Tirso é, desde 2016, um dos municípios em todo o mundo considerado pela Organização das Nações Unidas como “Cidade Resiliente”, com a capacidade de resistir, absorver e recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos.