Santo Tirso Ativo regressa com mais alunos

14 Setembro 2016

AULAS DE GINÁSTICA DESCENTRALIZADAS SÃO GRATUITAS E DESTINAM-SE À POPULAÇÃO SÉNIOR

Já arrancou a edição de 2016 do programa “Santo Tirso Ativo”, destinado à população do município com mais de 60 anos. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal desde 2014, tem como objetivo fomentar o convívio e a atividade física através de aulas de ginástica gratuitas, que ganham cada vez mais participantes.

Setembro é o mês de regresso do programa Santo Tirso Ativo, promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso. O programa, que se caracteriza pela promoção da prática regular da atividade física e pelo convívio entre a população, destina-se a munícipes com 60 anos de idade ou mais, e tem ganho cada vez mais adeptos.

“Este é um programa de extrema importância, não só do ponto de vista da saúde, por promover a atividade física, mas também do ponto de vista social, já que incentiva ao convívio entre os munícipes desta faixa etária. É mais uma medida de natureza descentralizadora, à semelhança de outras que temos vindo a tomar, que criam condições para que a população mais velha não tenha de fazer grandes deslocações para beneficiar de atividades desportivas”, explica Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal.

Desde 2015, as atividades decorrem de forma descentralizada, cobrindo atualmente todo o território do município e estando disponível em todas as freguesias, abrangendo já mais de 1000 idosos, distribuídos por 39 turmas. Para além das aulas de ginástica gratuitas, que decorrem de setembro a julho, constam ainda da programação anual uma Mega Aula de Ginástica, um Almoço de Natal, um Convívio de Verão, e um Sarau de Encerramento.

Entre os objetivos das atividades do programa estão a melhoria do bem-estar físico e mental, o aumento da aptidão cardiovascular, a prática desportiva orientada e a promoção de um envelhecimento ativo e socialmente integrado, evitando o isolamento social dos seniores.

A inscrição é gratuita e pode ser feita nas juntas de freguesia ou no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso. Salão Paroquial de Água Longa, Associação de Solidariedade de Monte Córdova, Polidesportivo da Lama e Junta de Freguesia de São Tomé de Negrelos são alguns dos locais de funcionamento do “Santo Tirso Ativo”.