Santo Tirso associa-se à Semana Europeia da Mobilidade

20 Setembro 2017

PRAÇA 25 DE ABRIL, LARGO CORONEL BAPTISTA COELHO E PRAÇA CONDE SÃO BENTO SERÃO PALCO DE AÇÕES DE PROMOÇÃO DE MOBILIDADE VERDE

Na próxima sexta-feira, 22 de setembro, Santo Tirso junta-se à semana europeia da mobilidade, este ano dedicada ao tema: “A partilhar chegamos mais longe”. Durante todo o dia o Município vai realizar várias atividades de forma a promover a mobilidade sustentável.

Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, assinalar esta data é mais uma forma de alertar para a necessidade de mudança de comportamentos relativamente ao atual paradigma de mobilidade, assente na utilização do automóvel.

“A mobilidade sustentável é uma das grandes apostas do nosso Município. Temos que, paulatinamente, convencer as pessoas a encontrar alternativa ao carro. Estamos neste momento a construir mais de 20 quilómetros de ciclovia e a reestruturar os principais espaços públicos da malha urbana em prol dos peões. Para além das bicicletas e das ciclovias vamos ainda investir na aquisição de viaturas elétricas e na instalação postos de abastecimento para estas viaturas no concelho” explicou Joaquim Couto.

Focando-se na questão da mobilidade verde, partilhada e inteligente a Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com o Café do Rio, a Resinorte e a União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (S. Cristina e S.Miguel) e Burgães, vai desenvolver várias ações de forma a realçar os benefícios dos meios de transporte mais ecológicos.

Na Praça 25 de Abril, entre 9h00 e as 19h00, estarão disponíveis ao público bicicletas tradicionais e elétricas, e às 17h00, terá lugar o passeio de bicicleta Santo Tirso Cycle Chic, que decorrerá pelo centro da cidade. (inscrições www.facebook.com/santotirsocyclechic)

A parte mais educativa das atividades, dedicada a crianças entre os 4 e os 8 anos, vai decorrer na Praça Conde São Bento onde, entre as 9h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 19h00, funcionará um circuito de bicicleta, de forma de sensibilizar para a correta utilização da bicicleta enquanto meio de transporte.

No Largo Coronel Baptista Coelho terá lugar a parte da sustentabilidade, com ações de sensibilização ambiental e workshops de reciclagem, e um sunset entre as 17h00 e as 19h00, em associação com os bares da baixa tirsense.