Santo Tirso assinala Semana da Energia e do Ambiente

28 Maio 2018

Santo Tirso associa-se à Agência de Energia do Porto para assinalar a Semana da Energia e do Ambiente, que decorre entre os dias 29 de maio e 11 de junho. Por todo o concelho serão várias as atividades de sensibilização para a temática da ecologia e preservação do meio ambiente, essencialmente dirigidas ao público escolar.

Entre os dias 29 de maio e 11 de junho, Santo Tirso junta-se à Agência da Energia do Porto para assinalar a Semana da Energia e do Ambiente. Num programa intermunicipal, que engloba o Dia da Energia e Dia Mundial do Ambiente, a iniciativa vai dar enfoque à temática da ecologia e preservação do meio ambiente, nomeadamente junto do público escolar.

Entre as várias atividades no Município, tem lugar de 28 a 30 de maio a iniciativa “A Nossa Casa é um Planeta”, na Câmara de Santo Tirso, numa parceria da autarquia com a Resinorte. Destinada aos alunos das escolas do concelho, a atividade envolve as áreas da Redução, Reutilização e Reciclagem, abordadas de forma inovadora e utilizando recursos planetários itinerantes.

O momento contará com a projeção de três filmes em 360 graus, possibilitando aos alunos uma dinâmica interativa. As películas cinematográficas contam a história de dois irmãos, em versões adaptadas a várias idades, e que desenvolvem uma ação de alerta e explicação sobre o porquê de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos em casa.

No dia 1 de junho, terá lugar uma corrida de carrinhos solares, na Escola Profissional de Serviços de Cidenai. Os carrinhos a concurso serão executados por alunos do Instituto Nun’Álvres, Escola Profissional de Serviços Cidenai e Escola Básica de São Tomé de Negrelos. Os três vencedores disputarão a final intermunicipal que vai decorrer na cidade do Porto.

Já entre 2 e 16 de junho, o Centro Cultural Municipal de Vila das Aves recebe a exposição “Cidadania, Sustentabilidade e Conservação”. A mostra, pertença do Fundo para a Proteção de Animais Selvagens (FAPAS), visa divulgar o património natural junto da comunidade escolar, apresentando uma viagem ilustrada pelos principais habitats e ecossistemas de Portugal.

No âmbito da semana da Energia e do Ambiente, as escolas do concelho dinamizam várias iniciativas internas, entre elas um “apagão” de cinco minutos em todo o recinto escolar do Instituto Nun’Álvres, no dia 29 de maio; uma corrida municipal “à velocidade do sol”, na Escola Profissional de Serviços Cidenai, no dia 1 de junho; e um Peddy Paper Ecológico na EB de Vila das Aves, a 5 de junho.