Santo Tirso apresenta Escola Municipal de Guarda-Redes Silvino Morais

18 Outubro 2022

CÂMARA LANÇA, NO PRÓXIMO SÁBADO, PROJETO GRATUITO
COM TREINOS ORIENTADOS PELO ANTIGO JOGADOR E ATUAL TREINADOR

Santo Tirso vai reforçar a aposta no desporto com o lançamento da Escola Municipal de Guarda-Redes Silvino Morais, no próximo sábado, 22 de outubro, às 11h00, no Complexo Desportivo do Parque Urbano Sara Moreira. Treinos específicos com o antigo guardião internacional português e atual treinador irão garantir a formação a atletas amadores e federados.

Há 11 jogadores em campo, mas só um pode usar as mãos: o guarda-redes. A Câmara Municipal de Santo Tirso vai, precisamente, lançar um projeto para o treino específico dos guardiões das redes, com a Escola Municipal de Guarda-Redes Silvino Morais.

O projeto, em parceria com a FENOMENUS, vai permitir treinos orientados por Silvino Morais a todas e a todos os jovens do concelho, sejam atletas amadores ou federados, ou que simplesmente tenham o gosto pelas balizas ou queiram até experimentar esta função específica.

“Ser um ‘Município Amigo do Desporto’ é também esta responsabilidade de dar cada vez melhores condições aos nossos atletas, nomeadamente ao nível da sua formação desportiva”, afirma Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso. “Condições essas que não podem esquecer funções tão específicas quanto a do guarda-redes que, sendo só um, tem um dos mais importantes papéis numa equipa”.

“Temos políticas dirigidas à promoção do desporto, da saúde e da qualidade de vida da população com resultados muito positivos, seja em conquistas dos atletas e clubes, seja na saúde das pessoas. Este passo permite continuar esse caminho para um concelho onde ser ativo está ao alcance de todos, com acompanhamento e infraestruturas de muita qualidade”, acrescenta o autarca.

Este novo projeto será encabeçado por Silvino Morais, antigo guarda-redes profissional que calçou as luvas de emblemas como o FC Porto, Gil Vicente, Desportivo de Chaves, FC Famalicão, SC Espinho e Os Belenenses, entre outras equipas. Foi ainda treinador do FC Porto, FC Porto B, SC Braga, Boavista FC e Académica. Atualmente integra a estrutura técnica da Federação Portuguesa de Futebol.

A apresentação da Escola Municipal de Guarda-Redes Silvino Morais acontece no próximo sábado, 22 de outubro, às 11h00, no Complexo Desportivo do Parque Desportivo Municipal Sara Moreira.