Santo Tirso apoia criação de novos negócios no design, moda e turismo

04 Junho 2019

2ª EDIÇÃO DE CONCURSO DE IDEIAS SANTO TIRSO EMPREENDE ATÉ 15 DE JULHO

Intitula-se Santo Tirso Empreende e tem como objetivo incentivar o aparecimento de novas ideias de negócio e empresas no município. Os Concursos de Ideias dirigem-se às áreas temáticas da moda e design de moda, design e turismo, e decorrem entre os dias 1 de junho e 15 de julho. A 1ª edição do programa contou com mais de 60 candidatos.

Podem candidatar-se a este programa de empreendedorismo, pessoas, a título individual ou coletivo, ou microempresas criadas há menos de dois anos. Procuram-se ideias originais, diferenciadoras e geradoras de impacto económico e social.

“Assumimos o empreendedorismo como uma prioridade na estratégia de dinamização económica. A 1ª edição deste programa revelou-se um grande sucesso, e estamos com expetativas muito altas para esta nova edição”, afirma Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso.

Para cada uma das áreas temáticas a concurso, o júri do programa selecionará, após o período de candidaturas, as 10 melhores ideias de negócio. Os promotores qualificados para a segunda etapa terão acesso a workshops especializados, focados no desenvolvimento de competências técnicas, e a coaching direcionado para competências transversais à gestão de negócios. Esta fase termina com a apresentação pública dos projetos, numa sessão em formato pitch.

Para a terceira etapa do programa são selecionados os três melhores projetos de cada área. Os finalistas beneficiarão de seis meses de incubação gratuita na Incubadora de Moda e Design de Fábrica de Santo Thyrso, elaboração do plano de negócios e acesso a uma rede de mentoria e business angels.

A 1ª edição do programa Santo Tirso Empreende atraiu mais de 60 empreendedores, oriundos de 17 concelhos. Os nove projetos finalistas, vocacionados para a sustentabilidade, economia circular e tecnologia, iniciam este mês o ciclo de incubação na Fábrica de Santo Thyrso. O projeto Santo Tirso Empreende, cofinanciado pelo Norte 2020 no contexto dos apoios do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, tem a duração de dois anos.