Santo Tirso adere à Hora do Planeta

18 Março 2016
INICIATIVA INTEGRA POLÍTICAS DE PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL NO CONCELHO

Entre as 20h30 e as 21h30 do próximo dia 19 de março, a WWF – Fundo Mundial para a Natureza promove a “Hora do Planeta”. Para se juntar à causa, o Município de Santo Tirso irá desligar parcialmente as luzes de alguns monumentos do concelho, bem como promover políticas de eficiência energética nos seus serviços.

A iniciativa visa incentivar as pessoas de todo o mundo, entre indivíduos, organizações, empresas e cidades, a continuarem a agir e a ajudar a mudar as alterações climáticas. Associando – se a esta causa, a Câmara Municipal de Santo Tirso vai desligar parcialmente as luzes do edifício dos Paços do Concelho durante a Hora do Planeta, concretamente entre as 20h30 e as 21h30.

No âmbito da evolução da campanha e do conceito “ir mais além da Hora”, a autarquia pretende ainda desligar parcialmente, no mesmo período de tempo, os monumentos do Parque Urbano da Rabada, do Percurso Pedonal e Ciclável das Margens do Ave, do Parque do Ribeiro do Matadouro e das praças e jardins do centro da cidade de Santo Tirso.

Esta não é a primeira iniciativa que integra a política de preocupação ambiental levada a cabo pelo executivo camarário, sendo que, recentemente, foram instaladas cerca de 2400 iluminárias LED na rede de IP do concelho, uma substituição que está praticamente concluída. No seguimento da “Hora do Planeta”, a autarquia pretende ainda promover políticas de eficiência energética nos seus serviços, contribuindo assim para a sensibilização de um futuro ambiental melhor para as novas gerações.

“Apaga as Luzes. Participa no movimento contra as alterações climáticas” é a mensagem deste ano para a iniciativa, que constitui o maior movimento global pelo ambiente. A história da “Hora do Planeta” pode ser consultada no site da organização, em www.wwf.pt .