'Santo Tirso a Rir' abraça causa solidária

29 Março 2016
DIA 9 DE ABRIL NA FÁBRICA DE SANTO THYRSO COM CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA A CAID

A terceira edição da iniciativa do “Santo Tirso a Rir” vai abraçar uma causa solidária. A entrada continua a ser gratuita, mas quem quiser ajudar poderá fazê-lo através de uma doação à Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente (CAID). O espetáculo é no dia 9 de abril, a partir das 21h30, na Fábrica de Santo Thyrso, com a presença dos humoristas António Raminhos, Pedro Neves e Joel Ricardo Santos.

A Câmara Municipal de Santo Tirso associou-se à CAID numa campanha de angariação de fundos que tem por objetivo requalificar as instalações da instituição, na Zona Industrial de Fontiscos. Uma das primeiras ações tem lugar no próximo dia 9 de abril, na terceira edição do “Santo Tirso a Rir”.

“Trata-se de uma iniciativa que costuma encher a Fábrica de Santo Thyrso. Nesse contexto, pareceu-nos importante que o evento tivesse um cariz social, neste caso uma angariação de fundos que a CAID vai promover”, justifica o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

Assim, durante o espetáculo, o público poderá contribuir com um donativo para esta associação do Município, que trata da ocupação, promoção e inserção sócio-profissional de jovens e adultos com deficiência, e que conta ainda com uma residência autónoma que abriga utentes sem retaguarda familiar.

“Estamos a preparar uma campanha de angariação de fundos, que vai envolver diversas iniciativas, e que tem por principal objetivo arranjar verbas que permitam a realização de obras de requalificação do edifício da CAID”, explica o presidente da direção da cooperativa, Alberto Costa.

Este ano, o programa do “Santo Tirso a Rir” traz António Raminhos, Pedro Neves e Joel Ricardo Santos ao palco da Fábrica de Santo Thyrso. O primeiro, chega de Lisboa e é uma das figuras de destaque do humor nacional. Estudou jornalismo, mas a dificuldade em ser sério e rigoroso fez com que se dedicasse ao humor. Presença habitual em programas televisivos, António Raminhos escreve sketches de humor e tem ainda uma crónica mensal na revista “Maxmen”.

Já Pedro Neves, consultor e professor de turismo, só em 2002 viria a dar asas ao seu percurso enquanto humorista, ao participar com uma piada num espetáculo de stand up comedy. Desde aí, nunca mais parou, apresentando-se em palcos por todo o país, em programas de televisão, e tendo tido inclusive o seu próprio programa no Porto Canal.

Joel Ricardo Santos chega de Santa Maria da Feira, e diz-se “humorista desde que nasceu”, pois fez o pai rir nesse momento. Nos seus espetáculos, o humor anda, muitas vezes, lado a lado com a música. O seu canal de Youtube conta já com quase um milhão de visualizações.