Santo Thyrso Ultra Trilhos regressa este fim de semana

10 Junho 2022

PROVA VOLTA A JUNTAR OS MELHORES ATLETAS NACIONAIS DA MODALIDADE

O Santo Tirso Ultra Trilhos (STUT), uma das principais provas de corrida de montanha em Portugal, está de regresso este fim de semana, 11 e 12 de junho. Organizado em parceria pela Câmara Municipal e pelo NAST – Núcleo Associativo de Santo Tirso, o STUT volta a contar com a participação de alguns dos melhores atletas nacionais.

O STUT reúne três provas com caráter competitivo. A de Ultra Trilhos (50km) e a de Trail Longo (30km), cuja hora de partida está agendada para as 8h30 de domingo, na Praça 25 de Abril.

Meia hora mais tarde, às 9h00, no Parque de Lazer de Nossa Senhora de Valinhas, soa o tiro de partida para os atletas que competem na prova de Trail Curto (18km).

Além destas três provas, o STUT inclui também uma caminhada de 13 quilómetros, com partida às 9h30, na Praça 25 de Abril, e ainda o STUT Kids, destinado a atletas dos cinco aos 16 anos de idade, que se realiza sábado, no Parque Urbano Sara Moreira, entre as 16h00 e as 16h40.

Todas as provas do STUT, no domingo, têm a meta na Praça 25 de Abril, frente à Câmara Municipal de Santo Tirso, onde irão decorrer as cerimónias de entrega de prémios, a partir das 14h30, com a presença do presidente da autarquia, Alberto Costa.

Entre os atletas em competição no STUT 2022, destaque para os nomes de Marisa Vieira, que no final do ano irá integrar a seleção nacional de Trail Running, Mário Elson, vencedor dos 30km do STUT em 2020 e que há poucas semanas conquistou a maratona do TPG, e Nádia Casteleiro, terceira classificada no campeonato de Trail Ultra Endurance e no Campeonato de Trail de 2020.

Também com presença garantida estão atletas como Bruno Ferreira, que este ano conquistou o 1º lugar nos 54km do VougaTrail, Célia Cleto e Nélson Loureiro. E, ainda, Carlos Ferreira, campeão ex-aequo de Trail Ultra Endurance 2021/22, e Diogo Fernandes, ambos naturais de Santo Tirso.

O STUT percorre algumas das zonas mais emblemáticas do concelho de Santo Tirso, com destaque para as suas paisagens, designadamente o Parque Urbano Sara Moreira, Parque Ribeiro do Matadouro, Monte de Nossa Senhora D’Assunção, Carvalhal de Valinhas, Quedas da Fervença, Monte do Pilar, Monte Córdova e Monte Padrão.