Santo Thyrso Ultra Trilhos com recorde de inscritos

11 Fevereiro 2019

INICIATIVA DECORRE DIAS 16 E 17 DE FEVEREIRO

A Câmara Municipal e o Núcleo Associativo de Santo Tirso – NAST – voltam a promover uma nova edição do Santo Thyrso Ultra Trilhos (STUT), de 16 a 17 de fevereiro. No total dos dois dias de prova espera-se mais de 2200 participantes.

À 5ª edição, o Santo Tirso Ultra Trilhos surge com algumas alterações, nomeadamente na partida e chegada das provas de dia 17, que passam a ser feitas na Fábrica de Santo Thyrso.

“Esta é já uma prova emblemática no calendário desportivo do Município, esperamos este ano um recorde de participantes e o nosso objetivo é, em conjunto com o NAST, continuarmos a trabalhar para que possa melhorar e continuar a crescer, atraindo cada vez mais gente de fora do concelho”, garante o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto. Salientando que “a aposta no turismo de natureza e desportivo é para nós estratégica”.

No primeiro dia, o STUT é exclusivo para os mais pequenos, o Parque Urbano Sara Moreira acolhe, pelas 15h00, o Santo Tirso Trail Kids onde as crianças terão distâncias e classificações próprias de acordo com as faixas etárias. Serão 500 metros para as crianças dos 5 aos 7 anos, 1000 metros para os que têm entre 8 e 10, 1500 para os 13 anos e 2000 para os participantes com idades entre os 14 e os 16 anos.

Já no dia 17, a saída acontece da Fábrica de Santo Thyrso e os participantes irão percorrer os caminhos de montanha dos concelhos de Santo Tirso e Paços de Ferreira, ao longo de 18 quilómetros para o trail curto, 30 quilómetros para o trail longo, ou 50 quilómetros para o Ultra Trilhos. Em simultâneo, realiza-se uma caminhada, de dificuldade moderada, de 12 quilómetros e carácter não competitivo.

Os percursos das provas principais são maioritariamente compostos por trilhos, caminhos e estradas florestais e, aos participantes, é imposto pelo regulamento “cumprir com as regras de trânsito nas localidades e estradas de uso público, assim como respeitar as áreas agrícolas e propriedades privadas”. Ao longo do caminho, existem postos de controlo e locais de abastecimento.

No total dos dois dias são esperados mais de 2200 participantes.