Santo Thyrso Ultra Trilhos com mais de 1100 inscritos

08 Fevereiro 2023

OITAVA EDIÇÃO DO STUT REALIZA-SE A 19 DE FEVEREIRO

O STUT – Santo Thyrso Ultra Trilhos (STUT), uma das principais provas de corrida de montanha em Portugal, regressa no dia 19 de fevereiro, contando já com mais de 1100 inscritos. Organizado em parceria pela Câmara Municipal e pelo NAST – Núcleo Associativo de Santo Tirso, o STUT vai ter em competição alguns dos melhores atletas nacionais da modalidade.

O STUT reúne três provas com caráter competitivo. A de Ultra Trilhos, em que os atletas terão de correr uma distância de 50 quilómetros, a de Trail Longo (30km) e a de Trail Curto (18km). Além destas três corridas, o STUT inclui, também, a habitual uma Caminhada de 10 quilómetros, com um percurso de dificuldade moderada e caráter não competitivo.

A prova vai percorrer vários locais emblemáticos do concelho de Santo Tirso, com passagem por diversos parques e quintas, locais com história, estruturas do período pré-industrial, locais modernos e centros urbanos onde se destacam as esculturas ao ar livre que integram a coleção permanente do Museu Internacional de Escultura Contemporânea.

Na opinião do presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, “o STUT é um evento desportivo emblemático, não só por ser uma das principais corridas de montanha em Portugal, com projeção internacional, mas também porque tira o melhor partido do extraordinário património florestal e paisagístico deste território”.

O autarca destaca, ainda, a tradicional Caminhada, “que constitui um momento ímpar ao juntar famílias em convívio, partilha e usufruto da Natureza, razão pela qual a realização do STUT continua a ser uma aposta do Município de Santo Tirso, no âmbito da política de promoção da atividade física, da competição desportiva e da valorização ambiental”.

Todas as provas do STUT terão a partida na Praça 25 de Abril, à exceção do Trail Curto, cujos atletas sairão do Parque de Lazer de Nossa Senhora de Valinhas. A meta para todas as categorias estará instalada, como habitualmente, na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal de Santo Tirso.

As inscrições no STUT 2023 decorrem até ao próximo domingo, 12 de fevereiro, através do site www.nast.pt/stut.