Santo Thyrso Ultra Trilhos assinala quarta edição

12 Fevereiro 2018

PROVAS DECORREM DIAS 17 E 18 DE FEVEREIRO

É já uma das grandes provas no calendário desportivo da região norte e está de regresso nos dias 17 e 18 de fevereiro. Promovido pela Câmara Municipal e pelo NAST – Núcleo Associativo de Santo Tirso, o STUT assinala a sua quarta edição com um programa que abarca todos os que gostam da modalidade, com passagem pelas paisagens mais bonitas do município.

A quarta edição do STUT – Santo Thyrso Ultra Trilhos decorre já no próximo fim de semana, dias 17 e 18 de fevereiro. A Câmara Municipal e o NAST – Núcleo Associativo de Santo Tirso voltam a promover a iniciativa, que envolve quatro percursos com distâncias diferentes, envolvendo todos os que gostam da modalidade. A prova de corrida de montanha desenvolve-se pelas montanhas dos concelhos de Santo Tirso e Paços de Ferreira.

No sábado, dia 17, pelas 15h00, terá lugar o Santo Tirso Trail Kids, no Parque Urbano Sara Moreira. A prova tem como objetivo proporcionar aos mais jovens o primeiro contacto com a modalidade, adquirindo hábitos de vida saudáveis com a prática do desporto. As provas estão divididas por faixa etária, tendo lugar uma prova de 500 metros (dos 5 aos 7 anos); dos 1000 metros (dos 8 aos 10 anos); dos 1500 metros (dos 11 aos 13 anos) e de 2000 metros (dos 14 aos 16 anos).

A cerimónia protocolar de entrega de prémios STT Kids está marcada para as 16h20.

O Ultra Trilho, prova rainha, tem lugar no dia 18, com partida do Pavilhão Municipal de Santo Tirso pelas 08h00. A prova destina-se a atletas experientes que procuram a vertente competição, encarada como um desafio ao limite do corpo humano, com desafios constantes ao longo do percurso. A entrega de prémios relativa a esta prova está marcada para as 16h00.

Esta prova circular terá uma distância de 53km e aproximadamente 2700 metros de desnível positivo, procurando percorrer as zonas emblemáticas do nosso concelho, dando a conhecer as melhores paisagens de Santo Tirso. Monte da Nossa Senhora da Assunção, Carvalhal de Valinhas, Quedas da Fervença, Monte do Pilar, Monte Córdova e Monte Padrão são os locais integrantes do percurso.

No mesmo dia, terão ainda lugar um Trail Longo, com 28km; um Trail Curto, de 17km, para atletas menos experientes ou que se pretendam iniciar na atividade; e uma Caminhada de 10km, sem fins competitivos e com cariz solidário. As cerimónias de entrega de prémios do STTC e STTL estão marcadas para as 14h30 e 15h10, respetivamente.

Todas as informações sobre o Santo Thyrso Ultra Trilhos podem ser consultadas em www.lap2go.com  .