'Rui Filipe Freitas Sexteto' encerra IX Ciclo de Jazz de Santo Tirso

28 Junho 2017

CONCERTO TEM LUGAR DIA 1 DE JULHO, PELAS 18H30, NO CENTRO CULTURAL MUNICIPAL DE VILA DAS AVES

“Rui Filipe Freitas Sexteto” é o nome que encerra o IX Ciclo de Jazz de Santo Tirso, no próximo dia 1 de julho, pelas 18h30. O espetáculo integra as comemorações dos 12 anos do Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, e contará com a apresentação de “Axis Mundi”, disco de estreia do sexteto. A entrada é livre.

Uma jornada jazzística feita de sobriedade e êxtase é a promessa do concerto de “Rui Filipe Freitas Sexteto”. No âmbito das comemorações dos 12 anos do Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, o espetáculo encerra o IX Ciclo de Jazz de Santo Tirso, e decorre no dia 1 de julho, pelas 18h30.

O concerto servirá como apresentação de “Axis Mundi”, disco de estreia do sexteto liderado pela vibrafonista Rui Filipe Freitas, publicado em março deste ano. Composto por sete temas, dos quais seis são composições originais do líder “Axis Mundi”, surge como pretexto para quem tem como fim último a partilha do imaginário musical.

Aos dez anos, Rui Filipe Freitas (1986) começou a receber lições de bateria na escola de música da Banda Filarmónica de Freamunde, de onde é natural. Em 2005, foi admitido na Escola Profissional de Música de Espinho (EPME) no curso de percussão e, um ano depois, começou a ter aulas de vibrafone jazz. Em 2008, foi admitido na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (ESMAE), no curso de vibrafone jazz tendo como professor o vibrafonista Jeffery Davis.

Na ESMAE frequentou masterclasses com Jacob Sacks (pianista), Dave Liebman (histórico saxofonista) e David Friedman (vibrafonista). Em 2010 foi distinguido com o Prémio de Melhor Combo no encontro de Escolas de Música da 8ª Festa do Jazz do São Luiz. Em 2011, terminou a licenciatura sob orientação de Jeffery Davis, tornando-se o primeiro vibrafonista português licenciado em Portugal, e o segundo português especializado neste instrumento.

Atualmente, encontra-se a trabalhar com o seu sexteto constituído por João Mortágua (saxofone alto e saxofone soprano), José Pedro Coelho (saxofone, tenor e clarinete-baixo), Mané Fernandes (guitarra), João Martins (bateria), Filipe Teixeira (contrabaixo) e João Paulo Rosado (contrabaixo).