Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

'Rondas' convida a descobrir Casa de Dinis

23 Abril 2018

VISITA TEM LUGAR DIA 28 DE ABRIL, PELAS 10H00, COM PONTO DE ENCONTRO NA LOJA INTERATIVA DE TURISMO

A Câmara de Santo Tirso volta a promover mais uma iniciativa do programa “Rondas”, que convida a conhecer os recantos turísticos do concelho. Dia 28 de abril, o ponto de encontro faz-se pelas 10h00, na Loja Interativa de Turismo, com destino à Casa de Dinis, numa descoberta das suas peculiares características históricas e arquitetónicas.

Localizada em Santa Cristina do Couto, a Casa e Quinta de Dinis de Cima encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público, desde 1986. Não existem informações disponíveis para concluir se esta é uma edificação de raiz, ou se radica numa construção medieval, profundamente alterada pela campanha do século XVIII. As interessantes caraterísticas arquitetónicas deste espaço dão o mote para partir à descoberta no programa “Rondas”.

Na Casa de Dinis de Cima, e apesar da compartimentação dos alçados por pilastras, os volumes conservam uma alusão militar, de função apenas decorativa, bem presente nas ameias que rematam quer os torreões, quer o volume que os une. O próprio portal em ogiva que se abre no muro, evoca, também, a linguagem medieval.

Mesmo sem abandonar totalmente a possibilidade de aqui ter existido uma outra edificação, certo é que este edifício foi profundamente alterado no século XVIII. O edifício habitacional apresenta em “U” articula os dois volumes de maior destaque: os torreões. A Capela integra-se no corpo do topo, assim como a porta nobre, bem como o conjunto formado pelo brasão de armas dos Correia Miranda e a fonte. O brasão ocupa um lugar de destaque, ao elevar a linha da cornija, que forma um semicírculo. No pátio acha-se a bela fonte de cantaria, adossada à parede duma das alas laterais. Duas pilastras encimadas por pináculos, ladeiam a estrutura central, com bica e, sobre a cornija, um nicho flanqueado por volutas é rematado por frontão curvo.

A inscrição é gratuita, e pode ser feita através dos e-mails santotirso@cm-stirso.pt ou turismo@cm-stirso.pt  e ainda pelo número de telefone 252 830 411.

Partilhar
ColorAdd Icone