Requalificação da Escola de S. Rosendo concluída até final do ano

21 Junho 2019

PRESIDENTE DA CÂMARA DE SANTO TIRSO, ALBERTO COSTA, VISITOU OBRAS

A intervenção Escola Básica de S. Rosendo, orçada em um milhão de euros, envolve uma requalificação estrutural de todos os edifícios que integram o estabelecimento de ensino, desde as salas de aulas, refeitório, pavilhão e espaço de professores. Ficará concluída até ao final do ano.

O presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, esteve, na passada quarta-feira, de visita às obras da Escola Básica S. Rosendo. Um projeto que, explica o autarca, pretende “a melhoria das condições físicas e pedagógicas do equipamento”.

Num investimento de um milhão de euros, a empreitada envolveu uma intervenção profunda em todos os edifícios escolares, nomeadamente através da substituição de pisos, beneficiação de acessos para garantir condições de mobilidade condicionada, revestimento de fachadas, alteração de coberturas, incremento das performances térmicas, entre outras.

“Neste momento, um dos pavilhões já está concluído, foram realizadas, inclusive, mudanças de mobiliário e está em pleno funcionamento”, explicou no final da visita Alberto Costa, lembrando que “as obras decorrem em período letivo o que implica um esforço de conciliação dos trabalhos com a logística das aulas”.

Durante a visita, o presidente da Câmara salientou a “excelência” da rede de equipamentos escolares do concelho e deixou claro que “o objetivo é criar todas as condições para combater o abandono e o insucesso escolar e responder às necessidades dos alunos, pessoal docente e não docente para aumentar o grau de qualificação”, algo que, acredita, só é bem-sucedido quando trabalhado “de forma articulada entre o município, as escolas e as famílias”.

Inserida num protocolo assinado no âmbito dos investimentos previstos no Portugal 2020, a intervenção na EB de S. Rosendo faz parte de um investimento mais alargado que inclui intervenções na Escola Conde S. Bento, EB de S. Martinho e Escola do bom Nome, já requalificadas, assim como a EB 2/3 de Vila das Aves.