Rali de Santo Tirso está de regresso no próximo fim-de-semana

15 Setembro 2021

A PROVA DECORRE A 18 DE SETEMBRO.

O Rali de Santo Tirso, promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso e pelo Clube Automóvel de Santo Tirso (CAST), está de regresso nos dias 17 e 18 de setembro, após um ano interregno devido à situação pandémica.

Este regresso traz consigo novidades. A tradicional super-especial noturna não irá realizar-se, nesta edição de 2021, devido a questões de segurança do público, visto ser uma prova que, tradicionalmente, junta milhares de espectadores nas ruas.

Na sexta-feira, 17 de setembro, realizar-se-ão as verificações administrativas e técnicas, e a competição, propriamente dita, decorrerá no sábado.

Relativamente aos troços, existirão duas passagens pelos 9,1 quilómetros de Refojos/Assunção (PEC1), com início na rua Megilde, terminando junto à Igreja de S. Miguel (descendo ainda o Monte Senhora da Assunção).

O troço Mourinha/Hortal (PEC2) terá tripla passagem, com 8,8 quilómetros de extensão, com início junto da pedreira e fim antes do cruzamento da rua Arciprestes.

O último troço terá duas passagens pela Serra/Vilar de Luz (PEC3), com 8,2 quilómetros, e conta com o início na rua Guimarei, terminando no entroncamento onde regressa à EN 105-2.

Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso sublinha a importância deste género de eventos para o concelho. “O Rali é uma das grandes iniciativas do Município na área do Desporto, sobretudo tendo em conta o facto de esta ser uma região com muitos amantes do automobilismo, e é, também, um importante fator para o turismo”.

O Rali de Santo Tirso está inserido no Campeonato Norte de Ralis e será a sexta prova do calendário da competição. A entrega dos prémios terá lugar na Praça 25 de Abril, frente à Câmara Municipal de Santo Tirso.

A realização do Rali de Santo Tirso irá obrigar a alterações em zonas de estacionamento e à interrupção de trânsito em várias artérias:

Proibido estacionar:
- Parque de estacionamento da feira, das 0h00 do dia 17 de setembro e às 22h00 do dia 18 de setembro.
- Parque superior junto à Câmara Municipal (área adjacente à Loja do Munícipe), das 08h00 às 22h00 do dia 18 de setembro.

Trânsito proibido:
- Rua S. João de Brito, entre as 00h00 e as 21h00 do dia 18 de setembro.

Dia 18, das 09h00 às 13h45, entre a 1ª e a 3ª passagem no PEC Refojos/Assunção, nas seguintes ruas:
- o Início na rua Frinjos
- Passagem na rua das Mourenças, rua das Devessinhas, torna à esquerda pela rua de Leça, torna à esquerda pela rua de S. Cristóvão (E.M. 558), segue pela rua da Granja (E.M. 558), torna à direita pela rua Nossa Senhora de Valinhas (E.M. 558), segue pela avenida Dr. Délio Santarém (E.M. 558), torna à esquerda pela rua Camilo Castelo Branco (E.R. 319), segue pela rua de S. Rosendo (E.R. 319), rua Nossa Senhora da Assunção (E.R. 319), avenida de Beire (E.R. 319) e termina na avenida de Beire (E.R. 319) antes 120 metros do entroncamento com a rua do Casal (C.M. 1105).

Dia 18 de setembro, das 10h00 às 17h45, no PEC Mourinha/Hortal, na segunda e quarta passagem (parte da manhã) e na 5ª passagem (à tarde), nas seguintes ruas:
- Início da rua da Boavista (C.M. 1114), desde a pedreira da Mourinha, segue em direção a Monte Córdova pela rua da Central (C.M. 1114), rua das Candeeiras (C.M. 1114), rua Dr. Adriano Azevedo (C.M. 1114), torna à esquerda pela rua de Quintão, segue pela rua das Palhuças, rua do Castro do Sobreiral, rua de S. Tomé, torna à esquerda pela rua da Central (C.M. 1115), segue pela rua da Mata (C.M. 1115), torna à direita pela rua Mota Engil, torna à direita pela avenida Central da Môrca, e termina 400 metros adiante.

Dia 18 de setembro, das 15h30 às 20h00, no PEC 3, na sexta e sétima passagem no troço Serra/Vilar de Luz, com interrupção nas seguintes ruas:
o Início na avenida Abel Alves Figueiredo (E.M. 105-2), segue pela rua da Serra (E.M. 105-2), segue por troço em terra que contorna o aeródromo da Luz e termina a 50 metros da torre de controle do aeródromo.