Rali de Santo Tirso com 82 equipas bate recorde do ano em provas nacionais

06 Maio 2022

PROVA DECORRE ESTE SÁBADO

O Rali de Santo Tirso está de regresso, este fim de semana, e volta a fazer jus à tradição de ser uma das provas mais concorridas em Portugal. As 82 equipas inscritas na competição, que estará na estrada este sábado, são um recorde em provas nacionais este ano.

Fruto da nova regulamentação, a prova disputa-se apenas durante o dia de sábado e com partida apenas à hora de almoço, mais especificamente às 12h45, frente à Câmara Municipal de Santo Tirso. Durante a tarde será feita a tripla passagem pelos troços de "Mourinha / Hortal" e "Refojos / Assunção". A noite de amanhã está reservada para a super-especial que encerrará a prova.

O presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, acredita que “Santo Tirso vai voltar a viver mais um dia memorável, que arranca já hoje com um ‘aperitivo’ graças à Fun Zone instalada na Praça 25 de Abril”.

“Mais uma vez, a parceria entre o Clube Automóvel de Santo Tirso e a Câmara Municipal permite a realização deste que é um dos principais eventos desportivos do concelho, contribuindo para concretizar o nosso objetivo de sermos um Município de Excelência no Desporto”, acrescenta.

Por seu turno, Carlos Guimarães, do Clube Automóvel de Santo Tirso, sublinha o “imprescindível apoio da Câmara Municipal”, que permitiu superar as dificuldades impostas por uma nova regulamentação.

“Agradeço também, mais uma vez, a confiança depositada pelas equipas no nosso trabalho, que se expressa nesta adesão mássiva com um recorde de inscritos”, refere Carlos Guimarães.

Segundo o responsável pela organização do rali, “este ano a nova regulamentação criou-nos grandes dificuldades para estruturar a prova e até para trabalhar na sua visibilidade e impacto mediático, mas com o imprescindível apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso conseguimos superá-las, apresentando uma estrutura um pouco diferente da habitual, mas trazendo de regresso a sempre atrativa super-especial”.

“Conseguimos ainda um bom lote de carros e pilotos na prova extra-campeonato, que darão mais brilho ao rali", conclui.

A lista de inscritos é encabeçada pela dupla João Gonçalves / Rui Araújo que, com o Honda Civic, venceram a primeira prova do campeonato em Gondomar, tendo a partir atrás de si o tirsense João Andrade, navegado pelo experiente Sérgio Paiva, num Peugeot 208 R2, que na prova anterior ficaram a apenas dois décimos de segundo dos homens do Honda. De regresso a Santo Tirso estará Luís Delgado – o vencedor de 2019 – com um Peugeot 208R2.

Na prova extra, a lista é liderada por André Cabeças / Bino Santos (vencedores da edição de 2017 e habitual presença nos pódios), com o Mitsubishi Mirage Proto Evo. A lista inclui duas equipas espanholas. Uma delas (Jorge Perez / Angel Perez) a conduzir um dos dois espetaculares Porsche 911 GT3, que se farão ouvir pelas serras de Santo Tirso, no sábado à tarde.