“Promoção do empreendedorismo vai continuar a ser prioridade”

12 Outubro 2020

CONFERÊNCIA ASSINALOU O ENCERRAMENTO DO PROJETO SANTO TIRSO EMPREENDE QUE, AO LONGO DE DUAS EDIÇÕES, IMPULSIONOU IDEIAS DE NEGÓCIO

Foi a discutir empreendedorismo na Fábrica de Santo Thyrso que encerrou o Santo Tirso Empreende. A conferência final do projeto reuniu os vencedores que, durante as duas edições, desenvolveram os seus negócios nas áreas da moda e design de moda; produtos e serviços turísticos e design. A participar na sessão de abertura, o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, garantiu que autarquia continuará a impulsionar o empreendedorismo.

Estimular a capacidade empreendedora para o aparecimento de ideias de negócio diferenciadoras foi um dos objetivos do lançamento do Santo Tirso Empreende. A candidatura ao programa de empreendedorismo do Norte 2020 foi aprovada em 2017 e, ao longo de duas edições contou com a participação de 122 empreendedores e 78 projetos.

Ao todo foram 18 os projetos selecionados para os dois programas de incubação na Fábrica de Santo Thyrso que, ao longo de seis meses, usufruíram de workshops especializados, sessões de coaching direcionado para competências transversais à gestão de negócios, consultoria especializada, informação sobre apoios financeiros e elaboração de um Plano de Negócios.

A conferência final do Santo Tirso Empreende decorreu na última quinta-feira. Durante a cerimónia de abertura, o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa reiterou a importância do empreendedorismo em Santo Tirso. “A promoção do empreendedorismo vai continuar a ser uma prioridade para o Município queremos continuar a desenvolver, reforçar e dinamizar o ecossistema empreendedor de Santo Tirso”, referiu.

O autarca recordou ainda que o Município já investiu cerca de 800 mil euros em programas que visam fomentar o autoemprego e o aparecimento de novas ideias de negócio. Os resultados, garante, “tem sido muito positivos”. “Ver todos os casos de sucesso que saíram do Santo Tirso Empreende e perceber a interação que tem vindo a ser criada entre as grandes indústrias, as pequenas e médias empresas e os empreendedores é, por um lado, uma importante fonte de dinamização económica e, por outro, uma forma de atração de novos investimentos, o que é muito vantajoso”, conclui.

A conferência final contou ainda com um painel dedicado ao empreendedorismo no feminino com Carla Costa, da Dubral, Meire Santos da ModularUP Interior Design, Slávia Santos da Kotsla, Ana Eusébio da LESS buy.less e Ana Lopes da Bebé d’Algodão. O futuro do empreendedorismo foi o foco da intervenção de Alexandre Mendes, coordenador do Skills Lab Me e Creators School. A apresentação dos casos de sucesso foi feita por Katty Xiomara, na moda, Rodrigo Oliveira, na área do design e Sérgio Cambas, no setor do turismo. A tarde contou ainda com a intervenção João Borga, diretor da Startup Portugal e o encerramento esteve a cargo de Raquel Meira, Diretora de Desenvolvimento Regional da CCDR- N.