Programa Mimar para mais de mil alunos do 1º Ciclo

11 Novembro 2014

Os alunos do 1º ciclo do Município de Santo Tirso vão poder passar o período das férias de Natal na escola. A Câmara garante, novamente, o programa Mimar durante a interrupção letiva a mais de mil alunos, apostando em atividades lúdicas, com uma vertente pedagógica acentuada. “Temos vindo a melhorar as iniciativas que proporcionamos aos alunos, acreditando que a brincar também se pode aprender”, explicou esta terça-feira, 11 de novembro, o presidente da autarquia, Joaquim Couto, no final da reunião do executivo camarário, onde foi aprovado a contratação de uma empresa especializada para algumas das oficinas temáticas.
Entre 17 e 30 de dezembro, 31 escolas do concelho de Santo Tirso vão estar abertas à comunidade escolar. Ao todo, 1021 alunos do 1º ciclo inscreveram-se no programa Mimar, que garante atividades gratuitas entre as 9h00 e as 17h30. Um projeto da Câmara Municipal que envolve cerca de 90 pessoas a trabalhar neste período, entre animadores e técnicos superiores.
Depois do sucesso obtido com este programa no ano letivo de 2013/2014, a autarquia reeditou-o, apostando em iniciativas com uma forte componente lúdico-pedagógica. E numa altura em que os rankings europeus colocam a Educação em Portugal em declínio, a Câmara de Santo Tirso promove uma série de oficinas temáticas que “pretendem estimular a aprendizagem”.
“Queremos que os alunos passem tempo na escola com qualidade. E nesse sentido, temos vindo a melhorar o tipo de oferta que é dado ao nível de atividades, durante o período de féria escolares”, sublinhou Joaquim Couto, acrescentando que este tipo ocupação de tempos livres “é uma mais valia para os alunos”.
Entre as diferentes iniciativas que preencherão os dias dos 1021 alunos, consta, por exemplo, a oficina temática “Números criativos”. A ideia é utilizar o ábaco japonês no desenvolvimento de competências de raciocínio, concentração, criatividade, imaginação e cálculo mental. Outra das atividades será “Todos contam”. Uma oficina que tem como objetivo desenvolver competências sociais, gestão e a educação financeira.

MUSEU MUNICIPAL ABADE PEDROSA
Na reunião do executivo camarário desta terça-feira e foi, ainda, aprovada por unanimidade a adjudicação da requalificação do Museu Municipal Abade Pedrosa. De acordo com a proposta, espera-se que o prazo de execução da empreitada seja de 240 dias, prevendo-se que a consignação venha a ocorrer logo no início de dezembro.
O projeto de requalificação é da autoria do arquiteto Souto de Moura e prevê uma organização funcional do Museu Municipal Abade Pedrosa. A primeira prende-se com a criação de um espaço intermédio entre este espaço museológico e o novo Museu Internacional de Escultura de Arte Contemporânea, da autoria do arquiteto Siza Vieira. Será também construído um auditório para 56 pessoas, com mobiliário móvel, de forma a permitir a flexibilidade da sala; e serão criadas sete salas de exposição.
Todos os pontos da reunião de hoje da Câmara Municipal foram aprovados.