Presidente da Câmara visita feira internacional para promover produtos de Santo Tirso

07 Fevereiro 2014

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, visitou ontem, 6 de fevereiro, a Xantar-15.º Salão Internacional de Gastronomia e Vinhos, que decorre até domingo, 9 de fevereiro, em Ourense, Espanha, no dia dedicado ao Turismo do Porto e Norte de Portugal, em cujo espaço estão presentes os produtos tradicionais do concelho.

O Município está, pela primeira vez, a participar na maior feira gastronómica da Península Ibérica, com o objetivo de promover na região da Galiza e em Espanha produtos como o jesuíta, o licor de Singeverga, as bolachas conventuais de Santa Escolástica, os bombons confecionados pela Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente e os Vinhos Verdes.

O dia dedicado ao Turismo do Porto e Norte na Expourense foi um verdadeiro sucesso para os produtos tradicionais de Santo Tirso, que suscitaram aos visitantes e aos profissionais do setor, nomeadamente produtores de vinhos, confrarias gastronómicas e empresários da restauração, particular interesse, tal a afluência verificada no espaço destinado ao Município no “stand” da entidade de turismo.

Acompanhado pela vereadora com o pelouro do Turismo, Ana Maria Ferreira, o presidente da Câmara marcou presença na sessão de abertura do dia do Turismo do Porto e Norte na Xantar, para dar um sinal de que o executivo municipal quer fazer uma aposta num setor estratégico para a região e para o concelho: o turismo.

Para Joaquim Couto, se Santo Tirso se quer promover além-fronteiras sob o ponto de vista turístico, nomeadamente através da gastronomia e dos vinhos, a Xantar “é o local privilegiado para o fazer”, por razões de proximidade entre as duas regiões e também por à Expourense acorrer um conjunto de atores que interessa atrair para o concelho.

O presidente da Câmara sublinhou, em Ourense, que “Santo Tirso é um verdadeiro parque natural” localizado na Área Metropolitana do Porto e na região norte do país, com “condições invejáveis para a prática de atividades desportivas e de lazer” e com um “património arqueológico, religioso e paisagístico único”.

Joaquim Couto considerou ainda que o concelho “tem de fazer um esforço para estar presente em certames internacionais” que promovam o que de melhor se faz em Santo Tirso, nomeadamente na Xantar, em Espanha, e “noutras feiras com qualidade e dimensão para atrair para o Município turistas”, em especial de Espanha, um mercado, segundo o presidente da Câmara, “estratégico para a região norte e para os municípios” que dela fazem parte.

Depois de agradecer ao Turismo do Porto e Norte o convite feito ao Município para estar presente na maior feira gastronómica da Península Ibérica e à organização da Xantar-15.º Salão Internacional de Gastronomia e Vinhos pela forma como “o concelho foi recebido” em Ourense, o presidente da Câmara lançou o repto a todos para visitarem Santo Tirso e ficarem a conhecer “uma terra hospitaleira, amiga e recheada de pontos de interesse”, sob o ponto de vista arquitetónico, paisagístico, cultural, gastronómico e histórico.

O salão gastronómico Xantar, que se iniciou dia 5 de fevereiro e termina dia 9 (domingo), é considerado o maior certame gastronómico da Península Ibérica. Já na 15.ª edição, a iniciativa é uma plataforma de promoção da gastronomia dos dois países, tendo atraído, em 2013, cerca de 24 mil visitantes, entre público em geral e profissionais do setor. Em 2014, a Expourense organizou mais de 120 atividades gastronómicas e recebeu um conjunto de 20 restaurantes com mais de 30 menus entre os 12 e os 30 euros, distribuídos pelas regiões norte de Portugal e Espanha. Cuba é o país convidado da edição deste ano da Xantar.