Presidente da Câmara incentiva emigrantes a regressarem a Santo Tirso

26 Setembro 2019

ALBERTO COSTA VISITOU INTERCONFOR, EMPRESA LIDERADA POR UM ANTIGO EMIGRANTE DE SANTO TIRSO NA ALEMANHA

“Um excelente exemplo de empreendedorismo e de investimento no concelho”. Foi assim que Alberto Costa, presidente do Município de Santo Tirso, caracterizou a empresa Interconfor, localizada na Zona Empresarial de Fontiscos. A empresa é liderada há 32 anos por Manuel Mota, que regressou a Santo Tirso, após um período emigrado na Alemanha, e investiu num negócio próprio.

A empresa Interconfor foi fundada em 1987 e dedica-se ao fabrico e comércio de componentes para a indústria de mobiliário e decoração. Conta, atualmente, com 22 colaboradores, e atingiu, em 2018, um volume de faturação superior a 3,2 milhões de euros. O segredo para o crescimento contínuo está, segundo Manuel Mota, “na relação de proximidade e confiança com os parceiros comerciais”. Alguns destes, explicou, “acompanham a empresa desde a sua criação”, quando o empresário decidiu regressar à terra natal e apostar num negócio por conta própria.

“Este é um caso de sucesso de um emigrante que retornou ao nosso concelho e que optou pela via do empreendedorismo”, afirmou Alberto Costa, de visita à empresa, acompanhado pelo vereador José Pedro Machado, que tutela o Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE). “Incentivamos os nossos emigrantes a seguirem este exemplo, garantindo-lhes um apoio completo da Câmara Municipal, através do nosso Gabinete de Apoio ao Emigrante, para uma reintegração bem-sucedida no nosso Município”.

O GAE da Câmara Municipal de Santo Tirso presta todo o apoio a emigrantes e ex-emigrantes ao nível da segurança social, emprego, ensino, formação profissional e aconselhamento jurídico. Com o estatuto de 2ª geração desde 2016, este Gabinete dispõe também de valências de aconselhamento e apoio aos investidores da diáspora, em articulação com o Invest Santo Tirso. Desde a sua criação, realizou já mais de 5200 atendimentos, registando-se um aumento contínuo na sua procura.

Esta iniciativa inseriu-se no Roteiro Invest Santo Tirso, périplo que tem levado o presidente da autarquia a visitar o comércio e indústria do concelho, com vista à promoção de sinergias e à dinamização económica do Município.