Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Presépios de todas as regiões de Portugal em exposição em Santo Tirso

23 Novembro 2016
20160029 cmst presepios posterdigital e.01 1 980 2500

FEIRA DE ARTESANATO DECORRE DURANTE OS DIAS 25,26 E 27 DE NOVEMBRO

De 25 de novembro a de 2 de janeiro, o átrio da Câmara Municipal de Santo Tirso recebe a XI edição da Exposição Internacional de Presépios. Em destaque estarão presépios de todas as regiões do país.

A partir de sexta-feira, 25 de novembro, Santo Tirso volta a receber um espólio de presépios único. No total estarão em exposição mais de 200 peças, de alguns dos maiores artesãos portugueses, representativas de todas as regiões de Portugal continental e ilhas. Paralelamente, a exposição recebe ainda uma coleção de livros sobre presépios, o mais antigo a datar do séc. XIX, e ainda uma valiosa coleção de telegramas com mensagens de Natal, correspondência trocada, entre militares e familiares, durante o período da Guerra do Ultramar.

“É um orgulho para Santo Tirso poder receber um espólio de peças tão significativo. Para nós esta é uma exposição com grande significado, temos procurado, em conjunto com a Confraria do Caco, formas de promover o artesanato, não só a nível local mas procurando uma dimensão nacional. Esta exposição que temos vindo a organizar anualmente é, provavelmente, a face mais visível desse trabalho ” refere Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal.
Para Delfim Manuel, presidente da Confraria do Caco, o espólio em exposição nesta XI edição “é extraordinário por ser representativo da diversidade e da riqueza do nosso artesanato”, explica.

FEIRA DE ARTESANATO

Em paralelo com a exposição, no fim de semana de 25,26 e 27 de novembro, decorre a feira de artesanato. Durante estes três dias os melhores artesãos do país, alguns deles com peças em exposição, estarão a trabalhar ao vivo. Júlia Ramalho, Mistério Filhos e Irmãos Baraça são apenas alguns dos artesãos que terão os seus trabalhos disponíveis para venda. Os visitantes podem contar com presépios diversificados, em vários tipos de materiais como cerâmica, tecido, couro, granito ou vitral.

A Exposição Internacional de Presépios pode ser visitada de segunda a quinta-feira, das 10h00 às 22h00 , sexta-feira e sábado, das 10h00 às 23h00 e domingo das 10h00 às 20h00, estando encerrada nos dias 24, 25 e 31 de dezembro.

A feira está aberta a partir das 15h00 do dia 25 de novembro. No sábado, a inauguração oficial tem lugar às 19h00.

Partilhar
ColorAdd Icone