'Poesia Livre' homenageia Daniel Gonçalves

15 Março 2016

SESSÃO DECORRE NO DOMINGO, DIA 20, PELAS 21H30 NA CÂMARA DE SANTO TIRSO

Até dia 21 de março, a poesia vai continuar à solta pelo concelho de Santo Tirso. Celebrando as memórias, a edição deste ano da “Poesia Livre” conta com um número diversificado de iniciativas, entre elas a homenagem ao escritor Daniel Gonçalves, já no próximo domingo, pelas 21h30, na Câmara Municipal, e com a presença do presidente da autarquia, Joaquim Couto.

Em colaboração com as associações locais, os estabelecimentos de ensino e as juntas de freguesia, as ações da “Poesia Livre 2016” decorrem até à próxima segunda-feira, 21 de março, data em que se celebra o Dia Mundial da Poesia. Com o objetivo de envolver a comunidade e levar a poesia ao quotidiano das pessoas, são várias as iniciativas que ainda pairam pelo município.

No dia 18, sexta-feira, Manuel Andrade apresenta o seu novo romance, intitulado “Elogios dos Amantes Derradeiros”. A iniciativa terá lugar na Fábrica de Santo Thyrso pelas 21h30 e contará com a presença do jornalista Sérgio Almeida.

Um dos destaques desta edição vai para homenagem ao escritor Daniel Gonçalves. Com mais de 16 livros publicados, o autor de “Ensaio sobre o comprimento do silêncio” e de “Pequeno Livro de Elegias”, distinguido em 2014 com o Prémio Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, regressa a Santo Tirso, onde será homenageado em sessão solene a realizar no átrio da Câmara Municipal, às 21h30, do dia 20 de março. Uma homenagem que contará com a presença do artista Rúben Marks.

No dia seguinte, a poesia segue viagem de comboio. O percurso faz-se entre Santo Tirso e o Porto, com destino à estação de S. Bento e regresso assegurado à cidade. A viagem de comboio com poesia dentro, parte da estação de Santo Tirso às 12h20.

Entre as várias atividades que decorrem até dia 21 estão também incluídos recitais de poesia, exposições e dramatizações, que acontecem em harmonização com as várias escolas do concelho. O programa completo pode ser consultado em www.cm-stirso.pt .