Poesia Livre homenageia Ana Luísa Amaral

28 Fevereiro 2018

CONCERTO DE CUCA ROSETA É UM DOS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

De 8 a 21 de março Santo Tirso celebra a poesia com mais uma edição da Poesia Livre. A escritora Ana Luísa Amaral é a grande homenageada da edição deste ano, dedicada à poesia no feminino.

Durante duas semanas a poesia vai andar nas ruas de Santo Tirso. Exposições, recitais e encontros com escritores são algumas das propostas da programação da Poesia Livre, que a Câmara Municipal de Santo Tirso organiza em articulação com as escolas e associações do concelho.

Logo no dia 8 de março, e em jeito de celebração do dia da mulher, a programação arranca com um concerto da fadista Cuca Roseta na Fábrica de Santo Thyrso. Cuca Roseta Poesia e Voz é um espetáculo com entrada gratuita para ver a partir das 21h00. Os bilhetes devem ser levantados a partir de sábado, 3 de março, na Biblioteca Municipal.

Outro dos momentos altos acontece dia 18 de março e tem lugar nos Paços do Concelho. A grande homenageada desta edição, Ana Luísa Amaral, vai estar à conversa com os leitores a propósito da apresentação do livro “What’s in a Name” por António Oliveira.

No dia 21 de março, dia mundial da poesia, vai haver TUST poético, com os alunos do Instituto Nun’Alvares a declamar e oferecer lembranças poéticas no percurso de autocarro entre as Caldas da Saúde e Santo Tirso. Pelas 21h00, na Biblioteca Municipal, vai decorrer um momento de poesia e música com Rui Mesquita ao piano, Carlos Carneiro na guitarra, canto de Ivo Machado e declamação de António Sousa.

Paralelamente haverá ainda lugar para programação fora de portas. No dia 10 de março, decorre em Vila Nova de Cerveira a sessão “Rosalía de Castro e o feminismo” por António Oliveira. O transporte é gratuito mediante inscrição através do email poesialivre@cm-stirso.pt  ou do telefone 252 833 428.

A Poesia Livre vai ainda chegar a Gross-Umstadt, cidade alemã geminada com Santo Tirso, onde no dia 17 de março é feita a apresentação do livro bilingue português/alemão “Entre Espaços / Zwischenräume” de Alice Coutinho por Avelina Ferraz.