"Perfil dos professores para o século XXI" em debate no Fórum Educa

07 Março 2019
Forum educa decorre na escola secundaria d  dinis 1 980 2500

SANTO TIRSO: INICIATIVA REALIZA-SE SEXTA E SÁBADO COM PRESENÇA DO SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NO ENCERRAMENTO

“O perfil dos professores para o século XXI” é o tema central do Fórum Educa, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso, que se irá realizar durante os dias de sexta-feira e sábado, na Escola Secundária D. Dinis. O secretário de Estado da Educação, João Costa, e o presidente da autarquia, Joaquim Couto, encerrarão o fórum, no sábado, às 18h00.

Pelo terceiro ano, a Câmara Municipal de Santo Tirso promove o Fórum Educa para debater temas relevantes da área da Educação. A edição deste ano, desenvolvida em parceria com o Agrupamento de Escolas D. Dinis e o Centro de Formação Sebastião da Gama, debruça-se sobre “O perfil dos professores para o século XXI”.

A sessão abertura do Fórum decorre na sexta-feira, pelas 15h30, com a presença da vereadora da Educação da Câmara Municipal de Santo Tirso, Sílvia Tavares, do coordenador Científico e Pedagógico do Fórum Educa, Eusébio André Machado, de Graça Carneiro, do Centro de Formação Sebastião da Gama e de Cláudia Soares, do Agrupamento de Escolas D. Dinis.

Para além de conferências e mesas redondas, o Fórum inclui oficinas paralelas com capacidade até 25 formandos e que abrangem temas como as ferramentas da Web 2.0 na sala de aula, a realidade aumentada na Educação ou a programação e robótica.

Dia 9, sábado, às 18h00, a cerimónia de encerramento ficará a cargo do presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto e do Secretário de Estado da Educação, João Costa.

PROGRAMA:

SEXTA-FEIRA, 8 DE MARÇO DE 2019

15h30 – Abertura

Eusébio André Machado – Coordenador Científico e Pedagógico do Fórum Educa

Graça Carneiro - Centro de Formação Sebastião da Gama

Cláudia Soares – Agrupamento de Escolas de D. Dinis

Sílvia Tavares – Vereadora da Educação da Câmara de Santo Tirso

Moderadora: Paula Pinto (Agrupamento de Escolas D. Dinis)

16h00 – Conferência

Ser professor: entre os projetos consentidos aos projetos com sentido

Rui Trindade (presidente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores)

Moderadora: Felisbina Neves (Agrupamento de Escolas de Alfena)