Orquestra Andaluza traz Vivaldi e Piazzola à Fábrica de Santo Thyrso

31 Outubro 2016

BILHETEIRA DO ESPETÁCULO “OITO ESTAÇÕES” REVERTE A FAVOR DA ASSOCIAÇÃO DE SOLIDARIEDADE HUMANITÁRIA DE MONTE CÓRDOVA

“As quatro estações” de Vivaldi e “As quatro estações portenhas” de Piazzolla juntas num único concerto, protagonizado pela Orquestra Andaluza. Dia 12 de novembro, pelas 21h30, a Fábrica de Santo Thyrso convida a um espetáculo musical inesquecível, cuja bilheteira reverte a favor da Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova.

De um lado, a luxuriante sonoridade barroca de Vivaldi, com os célebres quatro concertos com nomes de estações. Do outro, a nostálgica volúpia reminiscente do tango argentino, desta vez com o violino a substituir o acordeão. A Fábrica de Santo Thyrso será o palco do concerto de um confronto épico entre dois grandes músicos de diferentes estilos e épocas. “Vivaldi e Piazzola: As oito estações” é apresentado pela Orquestra Andaluza, no dia 12 de novembro, pelas 21h30.

Promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a New Vibrations e a Oficina dos Violinos, o espetáculo promete mostrar porque as estações do ano foram motivo de inspiração para compositores tão distantes no tempo e no espaço. Constituída por cerca de duas dezenas de instrumentistas de cordas, na sua maioria provenientes de Espanha, a Orquestra Andaluza chega com direcção de Alejandro Galindo e Pedro Carneiro ao violino.

Natural de Santo Tirso, Pedro Carneiro nasceu em 1977 e começou aos 13 anos a estudar violino com Joseph Camarinha, e três anos mais tarde com o professor Alberto Gaio Lima. Com apenas 15 anos, realiza uma turné pelo Brasil, sendo, quatro anos depois, convidado a integrar a Orquestra Clássica da Madeira. Premiado nos concursos Jovens Músicos e Juventude Musical Portuguesa, Pedro Carneiro recebeu bolsas de estudo da Região Autónoma da Madeira e da Fundação Eng. António de Almeida.

Apresenta-se em concerto um pouco por toda a Europa e Estados Unidos da América, a solo, em formações de Câmara ou em prestigiadas orquestras europeias. Em 2014 integrou a Orquestra Sinfónica da região de Murcia, Espanha, e a Orquestra Sinfónica de Torrevieja, no mesmo país, com as quais mantem fortes ligações profissionais.

Por sua vez, Alejandro Galindo é natural de Granada, Espanha, e fez os seus estudos de direcção com o maestro George Pehlivanian, tendo igualmente estudado com professores de renome como Vladimir Ponkin, Michael Thomas e Atso Almila, entre outros. Fundou e dirigiu várias orquestras e foi também diretor titular de orquestras já consolidadas, como a Jovem Orquestra Muñoz Molleda de La Linea de la Concepción e diretor artístico da Orquestra Ciudad de la Linea. Atualmente, é diretor principal da Orquestra de Camera Andaluz e da Orquestra Sinfónica do Sul.

A entrada para o espetáculo “Vivaldi, Piazzola: Oito Estações” tem o valor de 3 euros, cuja bilheteira reverte a favor da Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova. Os bilhetes podem ser adquiridos na Loja Interativa de Turismo, no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso e na Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova.

Orquestra Andaluza