Orçamento Participativo Jovem 2017 prestes a arrancar

28 Fevereiro 2017

SESSÕES DE ESCLARECIMENTO VÃO DECORRER POR TODO O CONCELHO

Está prestes a arrancar a quarta edição do Orçamento Participativo Jovem. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso, tem como objetivo reunir opiniões e contributos da população jovem para o concelho, e contará, a partir de dia 6 de março, com sessões de esclarecimento por todo o município.

A Câmara Municipal de Santo Tirso volta a convidar os jovens do concelho a reunir a suas opiniões e contributos, e a pôr em prática o espírito democrático. Promovido pela autarquia, o Orçamento Participativo Jovem está de regresso, com o objetivo de adequar as políticas públicas municipais às necessidades dos jovens do concelho.

Para participar, basta ter entre 12 e 30 anos, residir em Santo Tirso, ter ideias e apresentar uma proposta que não ultrapasse o montante de 120 mil euros, definido pela Câmara Municipal para esta edição. Os projetos apresentados devem envolver o investimento no âmbito coletivo, designadamente em áreas como o urbanismo, espaços públicos, proteção ambiental, trânsito e mobilidade, turismo ou comércio.

As sessões de esclarecimento arrancam já no próximo dia 6 de março, pelas 10h15, na Escola Profissional de Serviços de Cidenai. No dia seguinte, é a vez das Escolas Secundária Tomaz Pelayo, a Escola Básica de Santo Tirso e a Associação de Moradores Complexo Habitacional de Ringe, pelas 10h15, 14h30 e 19h00, respetivamente.

As sessões de esclarecimento continuam nos dias 08 de março, pelas 10h15, na Escola Básica de Agrela e Vale do Leça; dia 09, pelas 10h15, na Escola Básica e Secundária D.Dinis; dia 14, pelas 14h30, na Escola Básica de São Martinho do Campo; dia 15, pelas 10h15, na Escola Secundária D.Afonso Henriques; dia 16, pelas 10h15, na Escola Profissional Agrícola Conde São Bento e dia 17, pelas 10h15, na Escola Básica de Vila das Aves.

Dia 21 de março, terão ainda lugar sessões na Escola Profissional do Instituto Nun’Álvres-OFICINA, pelas 09h45 e nas Escolas Básicas de São Tomé de Negrelos e da Ponte, pelas 14h30. Dia 22, o Instituto Nun’Álvres e a Escola Profissional Artística do Vale do Ave recebem a iniciativa pelas 10h30. A última sessão decorre no Colégio Santa Teresa de Jesus, no dia 23 de março, pelas 10h30.

A apresentação das propostas é exclusiva à participação nas assembleias participativas, sessões de participação pública onde as mesmas serão debatidas e sujeitas a votação. Os formulários de apresentação serão disponibilizados, em papel, nas Assembleias Participativas e na secretaria da Câmara Municipal e Juntas de freguesia, estando também disponíveis para download no site do Município.

Esta é a quarta edição do Orçamento Participativo Jovem de Santo Tirso. Em 2016, o projeto “Praia Urbana”, da autoria de André Paiva, Paulo Ribeiro, Rafael Rocha e Tiago Gonçalves, foi o grande vencedor.

O esclarecimento de dúvidas ou pedido de informações adicionais pode ser feito através dos seguintes contatos: participativojovem@cm-stirso.pt  , 252 830 406 ouwww.facebook.com/opjSantoTirso  .