Orçamento Participativo Jovem 2016 quase a arrancar

06 Abril 2016

INICIATIVA CONTARÁ COM SESSÕES DE ESCLARECIMENTO POR TODO O CONCELHO

O Orçamento Participativo Jovem de Santo Tirso 2016 está prestes a arrancar. A iniciativa da Câmara Municipal de Santo Tirso tem como objetivo reunir opiniões e contributos da população jovem para o concelho e contará, já a partir de amanhã, quinta-feira, com várias sessões de esclarecimento espalhadas por todo o Município.

Promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso desde 2014, o Orçamento Participativo Jovem pretende adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expetativas dos jovens do concelho, convidando-os a reunir as suas opiniões e contributos e a pôr em prática o espírito democrático.

Para participar basta ter entre 12 e 30 anos, residir no Município, ter ideias e apresentar uma proposta que não ultrapasse o montante de 120 mil euros, definido pela Câmara Municipal para o OPJ de 2016. Os projetos apresentados devem envolver o investimento no âmbito coletivo, designadamente em áreas como o urbanismo, espaços públicos, proteção ambiental, trânsito e mobilidade, turismo ou comércio.

As sessões de esclarecimento arrancam já no dia 7 de abril, em vários pontos do concelho. Pelas 10h15, tem lugar a primeira sessão na Escola Secundária Tomaz Pelayo. Às 14h30, é a vez da Escola Básica de Agrela e Vale do Leça e às 19h00, da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Ringe. No dia seguinte, sexta-feira, a ação decorre na Escola Básica e Secundária D. Dinis, pelas 10h15.

As sessões de esclarecimento continuarão na Escola Básica de Santo Tirso e na Escola Básica de S. Martinho, nos dias 11 e 12 de abril, respetivamente, pelas 10h15. No dia 13, à mesma hora, a sessão decorre na Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento, seguida da Escola Secundária D. Afonso Henriques, às 14h30.

Nos dias 14 e 15 de abril, pelas 10h15, todas as informações sobre o OPJ 2016 serão dadas a conhecer, respetivamente, na Escola Profissional de Serviços Cidenai e no Instituto Nun’Álvres. As sessões terminam no dia 19, com uma ação no Colégio Santa Teresa de Jesus, às 10h15, e no bar “Praça Santo Thyrso”, às 21h30.

A apresentação das propostas é exclusiva à participação nas assembleias participativas, sessões de participação pública onde as mesmas serão debatidas e sujeitas a votação. Os formulários de apresentação serão disponibilizados, em papel, nas Assembleias Participativas e na secretaria da Câmara Municipal e Juntas de freguesia, estando também disponíveis para download no site do Município.

Esta é a terceira edição do Orçamento Participativo Jovem de Santo Tirso. Em 2014, o projeto “Hortas Urbanas”, da autoria de Cristiana Gonçalves, Joana de Castro e Marta Ferreira foi o grande vencedor da primeira edição. Já em 2015, houve dois vencedores: “(Vi)ver os sentidos”, de Vânia Cunha e Beatriz Carneiro, e “Desporto Adaptado”, de Helena Silveira.

O esclarecimento de dúvidas ou pedido de informações adicionais pode ser feito através dos seguintes contatos: participativojovem@cm-stirso.pt , 252 830 406 ou www.facebook.com/opjSantoTirso  .