Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

OPJ tem 19 finalistas

23 Janeiro 2020
Sessao de apresentacao das propostas do opj decorreu na fabrica de santo thyrso 1 980 2500

VOTAÇÃO DECORRE DE 31 DE JANEIRO A 17 DE FEVEREIRO

Foram apresentados, esta quarta-feira, os 19 projetos finalistas do Orçamento Participativo Jovem 2019. Espaços desportivos e projetos de âmbito social representam a maioria das propostas. Votação decorre de 31 de janeiro a 17 de fevereiro.

Estão encontrados os finalistas da edição 2019 do Orçamento Participativo Jovem que contou com a participação direta de 73 jovens, entre os 12 e os 30 anos. Destes, 65 vão ver as propostas que apresentaram serem submetidas a votação.

“O OPJ é uma iniciativa que pretende dar voz aos nossos jovens, é uma forma de fazerem saber o que é mais importante para eles e, desta forma, contribuírem para a comunidade”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, durante a sessão de apresentação das propostas, salientando que “quanto maior for a participação, tanto ao nível da submissão de propostas quanto agora na votação, mais a democracia ganha”.

No total das 19 propostas que vão à última fase, seis têm o desporto como denominador comum. A construção um campo de padel, de um polidesportivo, de um parque de street workout, a requalificação de um parque de lazer e duas propostas para construção de um campo de minigolfe são os projetos apresentados nesta área. Dentro dos projetos ao ar livre, há também duas propostas para criação de parques caninos.

Já no âmbito social, há propostas para criação de espaços de leitura inclusivos, um frigorífico solidário para disponibilizar comida, uma plataforma de apoio social e dois parques infantis adaptados.

O ambiente é outro das áreas objeto de propostas, uma para a instalação de “ecopontas” e “papachicletes” no concelho e outra para a implementação de um sistema de reciclagem de embalagens inovador que premeia a utilização.

Há ainda propostas para a implementação da primeira etapa do caminho de São Rosendo, promoção da alimentação saudável em todas as escolas do 2º e 3º ciclos, criação de um centro de apoio pedagógico na área 3D e ainda para dotar as corporações de bombeiros com Desfibrilhação Automática Externa.

As 19 propostas finalistas estarão disponíveis para votação, exclusivamente, na plataforma www.opjst.cm-stirso.pt, entre 31 de janeiro e 17 de fevereiro. Cada jovem, entre os 12 e os 30 anos, residente ou estudante no concelho, poderá votar uma única vez, tendo de, obrigatoriamente, escolher duas propostas diferentes.

A colocação de um relvado sintético, a recuperação dos lavadouros de Monte Córdova, a construção da Praia Urbana, a criação de uma sala snoezelen e dinamização de um programa de deporto adaptado e a construção da Horta Urbana, foram, retrospetivamente, os projetos vencedores desde que o OPJ foi implementado pela Câmara Municipal, em 2014.

O Orçamento Participativo Jovem é um instrumento que tem como objetivo reunir opiniões e contributos da população jovem do concelho, permitindo adequar as políticas públicas municipais às suas necessidades e perspetivas, tendo um orçamento disponível de 120 mil euros.

Partilhar
ColorAdd Icone