Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Obras de ligação à Zona Empresarial de Fontiscos e Nó da Ermida estão concluídas

13 Novembro 2023

PRIMEIRA EMPREITADA CONCRETIZADA A NÍVEL NACIONAL

NO ÂMBITO DO PRR – VALORIZAÇÃO DE ÁREAS EMPRESARIAIS

A empreitada de construção da nova ligação à Zona Empresarial de Fontiscos e de reformulação do Nó da Ermida, em Santo Tirso, está concluída. Num investimento de cerca de 3,2 milhões de euros, trata-se da primeira obra a entrar em serviço, a nível nacional, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência – Valorização de Áreas Empresariais, cofinanciado pela União Europeia.

No Nó de Fontiscos, os trabalhos envolveram a transformação dos acessos à zona empresarial numa rotunda de nível, garantindo a melhoria das condições de circulação e de gestão de tráfego na ligação à rede viária municipal. No Nó da Ermida foi, também, criada uma rotunda na zona de interseção dos ramos a norte da EN104 e do referido nó.

Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, “esta foi, ao nível das acessibilidades, uma das mais importantes obras realizadas, nos últimos anos, em Santo Tirso, assumindo-se como absolutamente estratégica para o esforço de criação de um ambiente favorável à captação de investimento privado e de crescimento das empresas já instaladas nas duas zonas empresariais”.

Alberto Costa enalteceu a colaboração entre o Município de Santo Tirso, o Ministério das Infraestruturas e a Infraestruturas de Portugal (IP), considerando que “a obra agora concluída é um grande exemplo para o país”.

“Esta é a primeira obra concretizada em Portugal no âmbito do PRR, no que toca à valorização das áreas empresariais, o que diz muito do sucesso deste trabalho colaborativo”, disse.

Além de melhorar as acessibilidades rodoviárias às duas maiores zonas empresariais de Santo Tirso, esta empreitada reforçou as condições de segurança da circulação e reduziu o tempo de percurso, criando uma ligação mais direta entre o Nó da A3 e a Zona Empresarial de Fontiscos.

A construção da nova ligação da Zona Empresarial de Fontiscos e de reformulação do Nó da Ermida foi uma das 19 empreitadas já lançadas pela IP no âmbito do PRR, encontrando-se sete em execução no terreno, 11 em fase de contratação e, agora, uma concluída. Este conjunto de obras corresponde a um total superior a 280 milhões de euros de investimento.

Partilhar
ColorAdd Icone