'O têxtil está novamente a fazer o caminho do progresso”

06 Outubro 2015

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, visitou esta terça-feira, 6 de outubro, a empresa Somani, sublinhando que “o têxtil está no ADN do Vale do Ave e está novamente a fazer um caminho de progresso”. Esta iniciativa faz parte do roteiro de visitas que o executivo municipal está a levar a cabo, pelas empresas do concelho, dando também a conhecer o Invest Santo Tirso – Gabinete de Apoio ao Investidor.

Sediada em S. Martinho do Campo, freguesia de Vila Nova do Campo, a Somani é uma empresa têxtil portuguesa especializada no fabrico de produtos confecionados em felpo e malhas, como roupões de banho, robes, toalhas, homewear e nightwear.

Segundo o presidente da autarquia de Santo Tirso, “o desenvolvimento da empresa ao longo dos anos é de registar”, tendo em conta as crises pelo que o têxtil tem vindo a passar. “O têxtil, ao contrário do que há 20 anos ou 25 anos diziam, tem futuro e é uma aposta ganha por Portugal”, realçou.

Joaquim Couto apontou a necessidade de “criar condições”, para que estas pequenas e médias empresas possam singrar e possam desenvolver os seus negócios: “É pela inovação, pela investigação e pela qualidade que é possível conseguir-se aumentar o valor acrescentado nacional e enfrentar com sucesso a concorrência de outros países, que são estes os fatores de competitividade”.

Durante a visita, o autarca reconheceu que a situação do país é “algo preocupante”, devido aos elevados níveis de desemprego e ao endividamento excessivo, mas sublinhou que este tipo de empresas pode “dar um contributo fundamental à recuperação das famílias e do país”.

Sem esquecer o passado o autarca comparou o têxtil no Vale do Ave de outrora com o atual, aludindo que, neste momento, é visível uma grande evolução. “Atualmente, o têxtil é sobretudo virado para a moda, virado para o estilismo, para a marca e para a exportação. Estamos num caminho que provavelmente ajudará a melhorar o nível de vida das famílias da nossa região”, porque, “só as empresas que se destacam pela inovação, conseguirão alcançaram o sucesso”.

A exportação da Somani representa cerca de 90% do volume de negócio com predominância no mercado Alemão, Francês e Espanhol. Segundo Nuno Costa, diretor comercial da empresa, “a modernização foi um fator crucial para a sua evolução”. O responsável mostrou-se, ainda, muito satisfeito com a visita da Câmara, pois “é sempre bom poder partilhar os problemas da empresa com pessoas com influência política”.

Desde a sua fundação, em 1986, que a empresa elegeu a Europa como o seu mercado principal. Está presente em todos os países comunitários e trabalha com todos os canais de distribuição. Neste momento, tem cerca de 80 colaboradores.

A empresa têxtil Somani trabalha para homem, senhora e criança e tem-se distinguido pelo desenho e qualidade dos seus produtos. “Estamos perante uma fábrica que não é muito grande. É uma média empresa, o que significa que em Portugal as pequenas e médias empresas têm futuro”, enalteceu o autarca de Santo Tirso.