'Novo' Tribunal do Comércio começa a nascer em setembro

08 Agosto 2018

OBRAS NO ANTIGO EDIFÍCIO DAS FINANÇAS DE SANTO TIRSO JÁ FORAM ADJUDICADAS

Já estão adjudicadas as obras de requalificação do antigo edifício das Finanças de Santo Tirso, para onde será transferido o Tribunal do Comércio. A empreitada arranca em setembro e deverá estar concluída em abril do próximo ano, num investimento total que ronda os 900 mil euros. As novas instalações, sublinha o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, “irão permitir criar condições dignas para funcionários judiciais, magistrados e utentes”.

Atualmente a funcionar no Palácio da Justiça de Santo Tirso, o Tribunal do Comércio será transferido para o antigo edifício das Finanças, na Rua Ângelo Andrade, em pleno centro da cidade, com o objetivo de introduzir uma significativa melhoria no serviço prestado às populações abrangidas por esta instância judicial, nomeadamente de Santo Tirso, Gondomar, Valongo, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Trofa. “Estão reunidas as condições para avançar com a obra, já durante o próximo mês”, revelou o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

As obras que serão efetuadas resultam do diálogo estabelecido entre o Município de Santo Tirso e o Governo, nomeadamente com o Ministério da Justiça, e do protocolo assinado com o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça. Orçadas em cerca de 900 mil euros, cerca de 100 mil dos quais suportados pela Câmara na execução do projeto, a empreitada no antigo edifício das Finanças “vai colocar Santo Tirso como um dos Municípios do País com melhores condições na prestação de serviços essenciais de proximidade às populações”, garante Joaquim Couto.

Também fruto do diálogo com o Governo, o Tribunal Cível localizado na Rua Dr. José Cardoso de Miranda abandonará as atuais instalações e passará a funcionar, em melhores condições, no Palácio da Justiça.