Nova rede de transportes públicos entre Santo Tiso, Famalicão e Trofa cada vez mais perto

19 Setembro 2019

CÂMARA APROVOU CRIAÇÃO DA MOBIAVE, ASSOCIAÇÃO QUE IRÁ GERIR SERVIÇO PÚBLICO

Santo Tirso deu hoje um passo decisivo no sentido de “melhorar profundamente” a rede de transportes públicos rodoviários do concelho, com a criação da Associação de Municípios MobiAve. A proposta foi aprovada, por unanimidade, na reunião do executivo camarário desta quinta-feira.

A MobiAve é a Associação de Municípios de Fins Específicos que vai passar a gerir o sistema de transportes públicos rodoviários nos Municípios de Santo Tirso, Trofa e Famalicão, numa parceria inédita no País, envolvendo concelhos que fazem parte de entidades intermunicipais diferentes, nomeadamente a Área Metropolitana do Porto e a Comunidade Intermunicipal do Ave.

“Em Santo Tirso, a criação da MobiAve vai permitir triplicar a oferta atualmente existente do serviço de transporte de passageiros, colmatando as lacunas há muitos anos sinalizadas e melhorando de forma significativa a rede já instalada”, congratula-se o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, valorizando o entendimento alcançado com todas as entidades que estão envolvidas no processo, nomeadamente as Câmaras de Famalicão e Trofa.

A nova rede de transportes públicos intermunicipal, que será gerida pela MobiAve, foi alvo de um estudo de planeamento sobre a mobilidade de passageiros na área territorial dos três concelhos, tendo em vista a organização de futuras concessões de serviço público de transporte à população.

Com a entrada em funcionamento prevista para o segundo semestre de 2020, o novo sistema de transportes públicos de passageiros, segundo Alberto Costa, “vai melhorar a qualidade de vida da população e contribuir para o aumento da utilização dos transportes públicos em detrimento de viatura própria, com consequências positivas no combate que está a ser feito no que toca a alterações climáticas”.

HISTORIAL

A nova rede de transportes que vai ligar e aproximar os municípios de Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão e Trofa começou a ganhar forma em 2017. Em junho desse ano, os presidentes das respetivas autarquias assinaram um protocolo de colaboração para a realização do estudo de planeamento e sustentabilidade financeira do novo sistema.

De acordo com o presidente da Câmara de Santo Tirso, o processo foi “complexo e moroso”, uma vez que envolveu um forte diálogo com um conjunto de entidades nacionais, regionais e locais, com vista a encontrar uma solução viável, sustentável e duradoura para a questão da mobilidade da população em matéria de transportes rodoviários”.

Agora, acrescenta Alberto Costa, “a criação da MobiAve é um passo decisivo na construção de uma autoridade de transportes intermunicipal” que irá “organizar, explorar, investir, financiar e fiscalizar o serviço público de transporte de passageiros, num esforço conjunto para melhorar o serviço prestado a uma população estimada em cerca de 250 mil habitantes”.