'Natal na Praça' de 12 a 30 de dezembro

11 Dezembro 2014

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, vai assinalar amanhã, sexta-feira, pelas 15h00, o arranque do “Natal na Praça”. A Casa do Pai Natal, a Cozinha de Natal, a Fábrica de Embrulhos, Passeios de Charrete ou Pinturas Faciais vão animar, durante as próximas duas semanas, a Praça 25 de Abril (em frente aos Paços do Concelho), onde estará localizado este grande espaço de diversão, dedicados a pequenos e graúdos. A entrada é livre.

“Esta é uma quadra especial para todos, mas que tem importância acrescida para as crianças, e é a pensar nelas que fazemos, este ano, uma grande aposta de programação com o Natal na Praça”, explica Joaquim Couto.

É no “Natal na Praça” que vai funcionar a Casa do Pai Natal e em que vão estar disponíveis insufláveis e pinturas faciais. Amanhã, dia de abertura, a casa estará a funcionar em pleno, com todas as suas atividades. Na cozinha haverá doces para todos. A árvore dos embrulhos trabalhará a todo o vapor. E, quem quiser, poderá fotografar-se com o Pai Natal.

Para o público infantil, estão também previstas várias oficinas que incluem cozinha de Natal, fábrica de embrulhos, decorações e enfeites, construção de brinquedos e sessões de teatro, entre muitas outras. “Como se faz um bolo-rei”, “A montanha é das crianças”, “Como se fazem brinquedos de pau”, “A árvore dos flocos de neve”, são apenas alguns dos nomes das iniciativas programadas.

Quem fizer compras no comércio local vai ter à disposição passeios de charrete pela cidade. Segundo o presidente da autarquia, esta é, também, uma forma de “promover o comércio local”, contando a iniciativa com a parceria da Associação Comercial de Santo Tirso (ACIST). “Os bilhetes para este passeio de charrete não se compram, ganham-se enquanto se fazem compras de Natal em Santo Tirso”, refere Joaquim Couto.

É ainda de destacar a programação do dia 21 de dezembro. Da parte da manhã, tem lugar o Natal Bike, um passeio de bicicleta para todas as idades, em que o traje de Pai Natal é obrigatório, numa iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal e Associação Abram Alas BTT. Já da parte da tarde, sai à rua a Parada de Natal, promovida pela ACIST, com o Pai Natal a chegar à cidade e os duendes a carregarem os presentes que vieram comprar a Santo Tirso.

O “Natal na Praça” tem atividades diárias, até dia 30 de dezembro, estando aberto todos os dias entre as 10h00 e as 19h00, com exceção do dia de amanhã, que apenas abre às 15h00, nos dias 24 e 30 de dezembro, cujo horário é das 10h00 às 13h00 e no dia 25 de dezembro, cujo horário é das 15h00 às 19h00.

Algumas das atividades requerem inscrição prévia, através dos números 252 830 411/252 833 428, e do mail cultura@cm-stirso.pt. Todo o programa pode ser consultado em www.cm-stirso.pt