Museu Municipal Abade Pedrosa nomeado para prémio internacional de arquitetura

18 Setembro 2017

OBRA DE SIZA VIEIRA E SOUTO DE MOURA CONCURSA NA CATEGORIA DO PÚBLICO NO “BIGMAT’17”

A arte e arquitetura de Santo Tirso voltam a marcar o panorama internacional. Da autoria de Siza Vieira e Souto de Moura, o Museu Municipal Abade Pedrosa está entre os nomeados para a terceira edição do “BigMat’17” - International Architecture Award, concorrente entre projetos de sete países europeus. A escolha dos premiados faz-se através de voto direto na plataforma oficial do concurso, e termina a 24 de outubro.

É um dos maiores prémios de arquitetura do Mundo e conta com Santo Tirso como candidato a vencedor. A terceira edição do “BigMat’17” - International Architecture Award integra 15 portugueses entre os finalistas da categoria Prémio do Público, entre os quais uma obra de Siza Vieira e Souto de Moura: o Museu Municipal Abade Pedrosa.

“É uma honra para Santo Tirso e para os seus munícipes ver, mais uma vez, reconhecida a grandiosidade da obra arquitetónica do concelho. Esta nomeação confirma, de alguma forma, o trabalho que temos tido enquanto Câmara Municipal de projetar os nossos museus para o país e para o mundo. Esperamos que o público possa votar no Museu Municipal Abade Pedrosa, que, sem dúvida, merece este galardão”, declara o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto.

O Museu Municipal Abade Pedrosa está entre 87 projetos candidatos, selecionados pelo júri entre mais de 900 apresentados pelos sete países europeus participantes: regiões da Valónia e Bruxelas, Bélgica, República Checa, Eslováquia, França, Itália, Portugal e Espanha.

O vencedor do Prémio do Público 2017 será anunciado juntamente com as outras seis categorias (Arquitetura, Sustentabilidade e utilização inovadora do material, Cidade e paisagem, Reabilitação, Design de interiores e Arquitetura efémera), numa cerimónia de agendada para dia 24 de novembro, em Florença.

Pode votar no seu favorito através do site http://architectureaward.bigmat.com/pt/bigmat/public-prize  , até ao dia 24 de outubro.