Museu Internacional ganha escultura de homenagem a Alberto Carneiro

20 Novembro 2018

“ÁGUA PARA ALBERTO” ESTÁ INSTALADA NA PRAÇA CAMILO CASTELO BRANCO, SANTO TIRSO

Uma das artérias mais importantes de acesso à cidade de Santo Tirso tem, agora, mais um ponto de destaque com a obra “Água para Alberto”, de Fernando Casás, em homenagem ao escultor Alberto Carneiro, subindo de 54 para 55 as obras que compõe o Museu Internacional de Escultura Contemporânea ao ar livre.

Situada na Praça Camilo Castelo Branco, “Água para Alberto” traz a tranquilidade dos elementos naturais e desenha o seu contraste. Composta por cinco esculturas graníticas que surgem diretamente do solo em representação de troncos fósseis, e alguma vegetação envolvente, todos os elementos comunicam entre si e conjugam-se com o clima e os jogos de luz e sombras.

Com dimensões mais reduzidas do que o meio envolvente, “Água para Alberto” é o elemento de integração que unifica o espaço e sobressai pelo repouso visual, por um diálogo constante com a natureza.

As cinco esculturas que compõem a obra têm dimensões distintas e as suas posições são passíveis de ser alteradas. Os detalhes incluem, ainda, vegetação no muro que servirá de fundo, árvores e bambus.

Esta é mais uma homenagem da Câmara Municipal de Santo Tirso ao escultor que esteve na criação do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, no final da década de 90, e doou parte do seu espólio ao Município. Paralelamente, está em andamento na Fábrica de Santo Thyrso, o Centro de Artes Alberto Carneiro, que cumpre o sonho do escultor e onde irão figurar as obras de arte doadas.

O autor da escultura, Fernando Casás, é considerado um dos precursores dos movimentos de Arte & Natureza. A sua obra reflete sobre o tempo e as marcas da vida. Casás possui trabalhos em diferentes museus, bem como em espaços públicos como em Espanha (Santiago de Compostela, Pontevedra, Bayona), em Israel (Jerusalém), ou no Brasil (Rio de Janeiro – Parque da Catacumba).