Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Museu Internacional de Escultura vai integrar Rede de Arte Contemporânea

25 Novembro 2020

PROJETO PROMOVIDO PELA DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA DO NORTE ABRANGE 13 INSTITUIÇÕES DE 11 MUNICÍPIOS

O Museu Internacional de Escultura Contemporânea é um dos 13 museus da região Norte que vai integrar um novo projeto da Direção Regional de Cultura que tem como objetivo aumentar a atratividade cultural da região através de um plano de promoção turística conjunta. Está a decorrer o concurso público para o desenvolvimento das atividades.

Com o objetivo de promover um novo produto cultural regional, centrado na arquitetura e arte contemporânea na região Norte, surge a “Rede de Arquitetura e Arte Contemporâneas no Norte de Portugal".

Promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte, o projeto assenta na agregação da oferta de 13 espaços de referência nacional e internacional, situados no Norte de Portugal, em que Santo Tirso participa através do Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC). Em causa está um programa que pretende valorizar o território e aumentar a atratividade cultural da região.

“É um projeto muito importante para Santo Tirso na medida em que vai permitir que o nosso MIEC ganhe escala”, explica o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, detalhando que “em concreto, esta rede irá permitir o desenvolvimento de projetos conjuntos, a criação de circuitos de visita, intercâmbios e a realização de candidaturas conjuntas a fundos comunitários”.

O autarca salienta a importância do trabalho em rede como forma de “promoção e desenvolvimento do património cultural”. “Há um potencial enorme que deve ser aproveitado e uma qualidade que é importante que seja reconhecida por todos”, acredita Alberto Costa, sublinhando que “esta ação em rede irá, não só dar mais visibilidade aos museus, como um todo, como aumentar a atividade cultural nestas regiões e despertar a população para a arte contemporânea”.

Para além do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, fazem parte deste projeto a Fábrica – Fundação José Rodrigues e a Fundação de Serralves (Porto); a Casa da Arquitetura e a Casa do Design (Matosinhos), o Centro de Arte Graça Morais (Bragança); o Centro Internacional de Arte José Guimarães (Guimarães); o Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende (Gondomar); o Museu Amadeo Souza Cardoso (Amarante); o Museu Bienal de Cerveira (Vila Nova de Cerveira); o Museu de Arte Contemporânea de Chaves – Nadir Afonso (Chaves); o Museu do Surrealismo – Fundação Cupertino de Miranda (Vila Nova de Famalicão) e a Oliva Creative Factory (São João da Madeira).

O Museu Internacional de Escultura Contemporânea surgiu na década de 90, pela mão de Alberto Carneiro, e hoje conta com um acervo de 57 esculturas espalhadas pela cidade. Em 2016 ganhou uma sede, da autoria dos dois arquitetos portugueses galardoados com o prémio Pritzker: Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura, que já recebeu mais de 40 mil visitantes oriundos de países como a Coreia do Sul, o Japão, os Estados Unidos ou a Rússia.

 

Partilhar
ColorAdd Icone