Município mantém aposta na rede de bibliotecas de Santo Tirso

22 Fevereiro 2019

PROTOCOLO ENTRE O MUNICÍPIO E AS ESCOLAS DO CONCELHO FOI CELEBRADO PELA PRIMEIRA VEZ E FORMALIZA A CRIAÇÃO DO SERVIÇO DE APOIO ÀS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Com mais de 20 anos, o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) para a criação da Rede de bibliotecas de Santo Tirso foi, pela primeira vez, protocolado entre a Câmara Municipal de Santo Tirso, os quatro agrupamentos de Escolas e cinco instituições de ensino do concelho.

Os Agrupamentos de Escolas de S. Martinho, D. Afonso Henriques, D. Dinis e Tomaz Pelayo, as Escolas da Ponte, Profissional Agrícola Conde S. Bento, Profissional de Serviços de Cidenai, Instituto Nun’Alvres e Colégio de Santa Teresa de Jesus juntaram-se ao Município de Santo Tirso num protocolo de cooperação que proporciona apoio técnico especializado e recursos de informação às Bibliotecas Escolares. Trata-se de uma cooperação existente há vários anos e que tem vindo a ser aprofundada de modo a estabelecer linguagem e critérios comuns às Bibliotecas Escolares e à Biblioteca Municipal e permitindo, entre outras vantagens, uma programação em rede.

O concelho tem atualmente 22 escolas com bibliotecas na Rede de Bibliotecas de Santo Tirso e, por isso, acredita o presidente da Câmara, Joaquim Couto, “é importante estabelecer alguns critérios de funcionamento, promover a partilha de boas práticas, rentabilizar recursos e criar, assim, atividades articuladas entre a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares”.

O protocolo proporciona essa articulação e permite delinear estratégias de atuação comuns. Ao mesmo tempo, “põe em contacto várias instituições, criando iniciativas conjuntas e otimizando o que já existe”, sublinha o presidente.

A construção de hábitos de leitura e o desenvolvimento progressivo da literacia são alguns dos resultados imediatos da implementação da rede, que prevê ainda a formação continua dos docentes e não docentes ao SABE; a colaboração na dinamização dos espaços de leitura, possibilitando o encontro com escritores, entre outros.