Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Município de Santo Tirso já tem segundo Centro de Rastreio à Covid-19

22 Abril 2020
Unidade de rastreio 1 980 2500

UNIDADE LOCALIZADA NO ACES SANTO TIRSO/TROFA VAI FAZER 50 TESTES/DIAS

O Município de Santo Tirso tem disponível, a partir de hoje, dia 22 de abril, uma segunda unidade de rastreio à Covid-19, localizada no parque de estacionamento do Centro de Saúde de Santo Tirso, numa parceria entre o ACES Santo Tirso/Trofa e a Câmara Municipal de Santo Tirso. A Unidade de Rastreio à Covid-19 irá funcionar de segunda a sexta-feira, entre as 8h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 19h00. Aos sábados e domingos, estará encerrada.

À semelhança do que sucede com o centro de despistagem à Covid-19 gerido pelo Laboratório Germano de Sousa, localizado na Escola S. Rosendo, a Unidade de Rastreio do ACES Santo Tirso/Trofa só realizará rastreios mediante prescrição médica, emitida pelo médico de família dos centros de saúde dos Municípios de Santo Tirso e da Trofa.

Por se tratar de utentes obrigatoriamente encaminhados pelo Serviço Nacional de Saúde, os testes serão gratuitos. O modelo de despistagem à doença a funcionar no ACES Santo Tirso/Trofa não permite o teste em regime “drive thru”, no qual é possível fazer a colheita sem sair da viatura.

O teste, feito por marcação do médico de família, terá de ser realizado presencialmente na unidade de rastreio. Na impossibilidade de o utente se deslocar ao centro de despistagem, o ACES Santo Tirso/Trofa vai ter em funcionamento duas equipas, compostas por dois enfermeiros, com capacidade para realizar as colheitas ao domicílio, nomeadamente em lares e outras instituições.

“A Câmara Municipal está a fazer aquilo que sempre tem feito: responder, preventiva e proactivamente, às necessidades que são diagnosticadas no terreno, em articulação com as autoridades de saúde, com o objetivo de, em cada momento, prestar o melhor serviço possível às populações e fazer face a um tão exigente quanto complexo problema de saúde pública”, garantiu o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.

“Dada a maior capacidade do mercado em produzir testes e material para a realização dos rastreios e da evolução da pandemia no Município, decidimos estabelecer uma parceria com o ACES Santo Tirso/Trofa e reforçar a resposta em matéria de centros de rastreio, criando condições para que mais pessoas sejam testadas e também mais rapidamente tenham possibilidade de o fazer”, sublinhou ainda o autarca.

A nova Unidade de Rastreio, situada na Rua do Jornal de Santo Tirso, tem capacidade para a realização de 50 testes/dia e será gerida pelo ACES Santo Tirso/Trofa, com o apoio do I3S, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, um consórcio que junta três instituições da Universidade do Porto – Instituto de Biologia Molecular e Celular, Instituto Nacional de Engenharia Biomédica e Instituto de Patologia e Imunologia Molecular.

Para mais informações sobre a marcação de testes, deve ser contactado o ACES Santo Tirso/Trofa, através do número 966 560 888 ou do email uc.stirso-trofa@arsnorte.min-saude.pt.

Partilhar
ColorAdd Icone