Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

MIEC recebe obras inéditas de Ernesto Knorr

01 Fevereiro 2018

EXPOSIÇÃO É INAUGURADA DIA 9, PELAS 19H00

Nome consagrado da escultura contemporânea, o espanhol Ernesto Knorr inaugura, no próximo dia 9, uma exposição inédita no Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC), em Santo Tirso. Com um percurso profissional de 40 anos, a obra de Knorr faz parte de importantes coleções públicas e privadas, com especial destaque para as intervenções feitas em espaços públicos.

Quinze esculturas, desenhos e maquetes compõem a exposição inédita que Ernesto Knorr preparou para Santo Tirso e que estará patente no MIEC de 9 de fevereiro a 8 de abril. A mostra, "Dinâmicas de Encontro", oferece uma linguagem muito pessoal e carateriza-se pelo acoplamento de formas geométricas elementares para configurar estruturas mais complexas, de caráter abstrato e construtivista, em que a combinação de elementos simples permite criar jogos de tensões muito sugestivos.

O conceito enigmático de movimento e equilíbrio, por vezes, impossível, é um elemento chave na avaliação do seu trabalho. Os materiais utilizados são principalmente o aço corten e, em menor percentagem, a madeira. Dialogando com o espaço, apela para a emoção e busca um universo de relações vitais entre as partes e meio ambiente, num jogo de equilíbrio e tensões.

Artífice de uma obra habitada por ritmos pessoais, perpassando a poética do vazio, a sua expressão é um confronto permanente entre a matéria e o espaço. Herdeiro da escola basca de escultura, Knorr está comprometido num diálogo permanente com a natureza na procura de uma experiência intensa em que convivem a criatividade e a capacidade de modificar a paisagem. Dinamismo e leveza, emoção suave, intimidade com o espaço, o artista mergulha num microcosmo que acentua o mundo poético e brincalhão de uma sedução geométrica, vertical e visual.

A inauguração de "Dinâmicas de Encontro" irá decorrer no próximo dia 9, pelas 19h00. A exposição patente na sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, obra da autoria dos arquitetos Souto de Moura e Álvaro Siza Vieira,  pode ser visitada de terça a sexta-feira entre as 9h00 e as 17h30, e aos fins de semana entre as 14h00 e as 19h00. A entrada é gratuita. 

Partilhar
ColorAdd Icone