Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Mês das Bibliotecas Escolares assinalado em Santo Tirso

24 Outubro 2017

TEATRO E EXPOSIÇÃO DE BANDA DESENHADA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Como forma de assinalar a comemoração do mês das Bibliotecas Escolares, a Câmara Municipal de Santo Tirso promove duas iniciativas culturais no mês de outubro, com lugar na Biblioteca Municipal. Dias 27 e 28 estará em destaque a peça de teatro “Comer a Língua”, dinamizada pelo Teatro do Frio. No dia 31, o mesmo espaço recebe a exposição baseada no livro de banda desenhada de Bruno Pinto, “Reportagem Especial: Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal”.

Duas iniciativas culturais assinalam o mês das Bibliotecas Escolares, em Santo Tirso. Nos próximos dias 27 e 28 de outubro, a companhia Teatro do Frio traz a cena à Biblioteca Municipal a peça “Comer a Língua”. A iniciativa destina-se, no primeiro dia, ao público escolar, sendo que no segundo dia, pelas 15h00, o espetáculo será aberto ao público em geral.

Com texto original de Regina Guimarães, este espetáculo mostra a complexidade da língua, revelando a sua abertura a múltiplas influências culturais e a sua capacidade plástica de mutação. Através de trava-línguas e outros jogos semânticos, o espetáculo demonstra uma língua pensante, cantante, uma língua viva. Uma língua para ouvir, dizer, cheirar e comer. Sentir e fazer sentir. Crescer e querer crescer.

No mesmo âmbito, a Biblioteca Municipal também dará voz ao ambiente, com a iniciativa “Reportagem Especial: Adaptação às alterações Climáticas em Portugal”. No dia 31 de outubro, estará em exposição uma banda desenhada da autoria de Bruno Pinto (argumento), Penim Loureiro (desenho) e Quico Nogueira (cor).

A banda desenhada dará a conhecer na forma de reportagem gráfica algumas das soluções de adaptação já existentes em Portugal. Ao longo da narrativa, podemos acompanhar uma jornalista e um repórter de imagem enquanto fazem uma reportagem de televisão sobre a adaptação às alterações climáticas em Portugal, focando também um projeto de adaptação a nível municipal, o “ClimAdaPT.Local”, que tem envolvido municípios de todo o país.

Neste percurso, cruzamo-nos com histórias e personagens reais, assistimos a conversas com especialistas no tema, conhecemos desafios postos pelas alterações climáticas e maneiras de lidarmos com eles. A iniciativa integrará ainda workshops a partir da BD e conversas com os autores.

Partilhar
ColorAdd Icone