Mercado Nazareno volta a Santo Tirso

04 Abril 2017

INICIATIVA DECORRE ENTRE OS DIAS 14 E 17 DE ABRIL, NA PRAÇA 25 DE ABRIL

O Mercado Nazareno está de volta a Santo Tirso. Entre 14 e 17 de abril, cerca de uma centena de atores e figurantes vão dar vida a mais de 20 recriações históricas, assinalando a época Pascal. Transformada numa aldeia histórica, a Praça 25 de Abril contará ainda com espaços de restauração, produtos tradicionais e uma zona de diversão infantil.

Mais de 100 atores e figurantes, cerca de 80 artesãos e gastrónomos e mais de 20 recriações bíblicas vão transformar a Praça 25 de Abril numa verdadeira aldeia histórica. Em época Pascal, o Mercado Nazareno está de volta a Santo Tirso, e entre 14 e 17 de abril promete fazer os visitantes recuar à época de vida de Jesus Cristo.

Nesta aldeia histórica, será possível visitar diferentes espaços: desde “Belém”, onde estarão concentrados os artesãos e mercadores trajados à época, com tendas próprias e decoração adequada; passando por “Hebrom”, uma zona de diversão infantil, onde as crianças terão à disposição jogos de destreza e equilíbrio, podendo conhecer as brincadeiras das crianças de outrora.

Integrante do Mercado Nazareno é também a “Aldeia Canaá” ,caraterizada com palha e vedações em madeira, com animais de pequeno porte (galinhas, ovelhas, duas burrinhas, duas cabras caxemira e coelhos), que tornam o ambiente mais real e fazem a delícia das crianças. Os visitantes poderão ainda seguir a elaboração de vários ofícios antigos, como a moagem do trigo, a talha ou a curtimenta da pele, assim como ver algumas vivências da época, recriadas pontualmente.

Neste mercado, haverá ainda lugar para o “Calvário”, local onde decorre uma das representações mais dramáticas da vida de Jesus, a Crucificação, e uma zona dedicada à restauração, denominada “Pão Ázimo”.

No total, o Mercado Nazareno junta oito dezenas de artesãos, distribuídos por diversas áreas, como gastronomia, couros, madeiras, cortiças, joalharia, marionetas e brinquedos. “Queremos que as pessoas tenham a oportunidade de vir a Santo Tirso comemorar a Páscoa, revivendo a história de Jesus, através das dramatizações históricas, mas também dando a conhecer os artesãos do concelho e da região”, explica o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto.

À semelhança das edições anteriores, são esperados mais de 30 mil visitantes de toda a região norte de Portugal e da Galiza.

Durante o primeiro dia, sexta-feira, 14 de abril, os visitantes poderão assistir a sete recriações históricas, desde o batismo de Jesus, à chegada a Jerusalém, até ao momento mais dramático da “Via Sacra” e “Crucificação”. No sábado, dia 15, as recriações passam pela “Descida da Cruz e Enterro”, “Cristo e as suas vestes” e o “Milagre de S. Lázaro”.

No domingo, a “Ressurreição” e a “Aparição” são duas das várias representações históricas que dominam o dia. Finalmente, no último dia do Mercado Nazareno, segunda-feira, haverá lugar para a recriação da Última Ceia.

Durante todos os dias da iniciativa será possível assistir a espectáculos de voo de aves de rapina, com demonstrações da beleza e habilidade destas aves.

O programa completo pode ser consultado em www.cm-stirso.pt  . A entrada é livre.

LMM_4239