Mais do que gastronomia no 'Fim de Semana Gastronómico'

29 Março 2016
PROGRAMA PARALELO PROPÕE VISITAS E ATIVIDADES NOS PRÓXIMOS DIAS 1, 2 E 3 DE ABRIL

São 21 os restaurantes do concelho que vão receber o Fim de Semana Gastronómico, já nos próximos dias 1,2 e 3 de abril. Promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso e inserida na programação do Turismo do Porto e Norte de Portugal, a iniciativa tem mais do que gastronomia para oferecer.

Desfrutar de boa comida e visitar o concelho é a proposta da Câmara Municipal de Santo Tirso para o próximo fim de semana, que promove, paralelamente à gastronomia, um programa com diferentes atividades. Entre as sugestões incluem-se caminhadas ou corridas pelo Passeio Pedonal das Margens do Ave, passeios de bicicleta, uma visita à Confeitaria Moura, à Fábrica de Santo Thyrso, ou ainda a observação de Aves, nos vários parques do município, com a ajuda do Guia FAPAS – Fundo para a Proteção de Animais Selvagens. A realização do circuito das 54 Esculturas do Museu Internacional de Escultura Contemporânea é outra das propostas.

Já no sábado, 2 de abril, das 10h00 às 12h00, decorre a oficina “Bulir”, na Escola Profissional Agrícola Conde de S.Bento, onde os interessados poderão aprender a confecionar jesuítas e a apreciá-los com diferentes acompanhamentos. As inscrições decorrem até dia 30 de março, e têm um valor de 25,00€.

No domingo, 3 de abril, a organização convida a visitar dois importantes locais do município. De manhã, pelas 10h00, a visita faz-se à Unidade das Termas das Caldas da Saúde. De tarde, pelas 15h00, o destino é o Centro Interpretativo do Monte Padrão. A deslocação a ambos os sítios é feita em autocarro, com concentração junto à Loja Interativa de Turismo. No mesmo dia decorre um mini curso de iniciação ao trail, com orientação técnica a cargo do NAST – Núcleo Associativo de Santo Tirso. O curso inclui um percurso em terreno montanhoso, que terá lugar das 09h00 às 11h00. A participação nas três atividades é gratuita, mas sujeita a inscrição até dia 30 de março, em turismo@cm-stirso.pt ou na Loja Interativa de Turismo.

Mas os “Fins de Semana Gastronómicos” trazem também ofertas e descontos. Os restaurantes aderentes oferecem um copo de vinho de boas-vindas, e as unidades hoteleiras um desconto de 15 por cento no alojamento, nas noites de sexta e sábado.

A integrar a iniciativa dos “Fins de Semana Gastronómicos” estarão os seguintes restaurantes: Quinze, Adega Regional do Zé, Adega Regional “O Escondidinho”, Barreira, Bonzão, Braseiro das Aves, Cá – Te – Espero, Cozinha da Avó, Cozinha do Ave, Dona Unisco (Hotel Cidnay), Excelência de Sabores, Excelência Winehouse, Lanterna Tasquinha, Mira Parque, Mira Rio, Miraves, O Costa, Olímpico, Ponto Final, Santo António e Tirsense. Na vertente de alojamento, os hotéis intervenientes serão o Hotel dos Carvalhais, Hotel Cidnay e Santo Thyrso Hotel.

O programa completo está disponível em www.cm-stirso.pt