Mais de setenta concluem formação do CQEP

22 Julho 2016

ENTREGA DE DIPLOMAS DECORREU NA ESCOLA SECUNDÁRIA TOMAZ PELAYO

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, e a vereadora da Educação, Ana Maria Ferreira, entregaram a mais de setenta formandos, os diplomas de conclusão da formação do Centro para a Qualificação e Ensino Profissional (CQEP).

Assinalando o final do ano letivo, decorreu na escola Secundária Tomaz Pelayo, na última quarta-feira, 20 de julho, a entrega de diplomas CQEP. Esta é uma cerimónia simbólica que teve o intuito de reconhecer o trabalho desenvolvido por formadores e formandos, marcando uma nova etapa na vida destes últimos.

Durante a iniciativa o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso destacou a importância da aposta do Município na formação de adultos. “A educação é uma prioridade para este executivo. Todos sabemos que a aposta na educação é fundamental na vida das pessoas, mas no caso dos adultos torna-se ainda mais especial. É, muitas vezes, uma última possibilidade para contornar um futuro menos risonho e fintar o desemprego de longa duração”, explicou Joaquim Couto.

O presidente da Câmara considerou ainda que “a baixa escolaridade associada ao desemprego fragiliza a população adulta, sendo, por isso, crucial desenvolver mecanismos de apoio à sua orientação escolar e profissional”. Neste sentido, Joaquim Couto salientou que o trabalho desenvolvido pelo CQEP de Santo Tirso “é essencial na valorização da educação e formação de adultos e da aprendizagem ao longo da vida”.

A funcionar desde fevereiro de 2014, o CQEP de Santo Tirso tem trabalhado no sentido de encontrar respostas educativas e formativas adequadas ao perfil de cada um. São destinatários do CQEP de Santo Tirso os jovens com idade igual ou superior a 15 anos ou, independentemente da idade, a frequentar o último ano de escolaridade do ensino básico e os adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com necessidades de aquisição e reforço de conhecimentos e competências.