Mais de cem peças raras na XII edição da Exposição Internacional de Presépios

15 Novembro 2018

JÚLIA RAMALHO SERÁ A ARTESÃ HOMENAGEADA, COM MAIOR DESTAQUE NA MOSTRA

De 24 de novembro a 3 de janeiro, Santo Tirso volta a ser a capital dos presépios. A XII edição da Exposição Internacional de Presépios traz mais de cem peças raras de alguns dos principais artesãos portugueses. Paralelamente, entre 23 e 25 de novembro, decorre na Fábrica de Santo Thyrso uma Feira de Presépios com mais de vinte artesãos a trabalhar ao vivo.

Júlia Ramalho, ceramista natural de Barcelos, neta de Rosa Ramalho, começou a fazer figuras em barro ainda antes dos 10 anos e nunca mais parou. Nas peças que criou, ao longo de mais de 60 anos de carreira, é visível a continuação do trabalho da avó. É para ela que vai o destaque da XII edição da Exposição Internacional de Presépios, este ano dedicada aos presépios portugueses.
No total estarão em exposição mais de cem peças raras de alguns dos principais artesãos portugueses como Mistério Filhos e Júlia Côta de Barcelos, Irmãs Flores e Jorge Conceição de Estremoz, Delfim Manuel de Santo Tirso.

Esta é uma exposição que vem reforçar a programação de Natal do Município como explica o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto. “A Exposição de Presépios é já um marco na nossa programação anual e vem engrandecer a oferta cultural do Município durante a quadra natalícia. É para nós um orgulho podermos exibir um espólio de peças tão relevante, o que só é possível graças ao trabalho de curadoria realizado pela Confraria do Caco”.

Os visitantes podem contar com presépios muito diversificados, em vários tipos de materiais como cerâmica, madeira, couro, azulejaria, granito ou vitral.

Em paralelo com a exposição, no fim de semana de 23,24 e 25 de novembro, decorre uma Feira de Presépios, na Fábrica de Santo Thyrso. Durante estes três dias mais de vinte artesãos, de todo o país, estarão a trabalhar ao vivo.

A Exposição Internacional de Presépios pode ser visitada de segunda a quinta-feira, das 10h00 às 22h00, sexta-feira e sábado, das 10h00 às 23h00 e domingo das 10h00 às 20h00. Encerra nos dias 24, 25 e 31 de dezembro.

A Feira de Presépios está aberta no dia 23 de novembro das 15h00 às 23h00, dia 24 das 10h00 às 23h00 e 25 das 10h00 às 19h00.