Mais de 37 toneladas de alimentos doados a famílias de Santo Tirso

10 Março 2016
CÂMARA MUNICIPAL RECOLHE E DISTRIBUI BENS ALIMENTARES DOADOS POR HIPERMERCADOS DO CONCELHO

É mais uma medida de caráter social. A Câmara Municipal de Santo Tirso tem no terreno o projeto “Zero Desperdício” que apoia as famílias mais carenciadas do concelho, através da doação de alimentos. Um programa que combate, ainda, o desperdício alimentar. Num ano, foram entregues mais de 37 toneladas de alimentos.

O processo é simples. Fruto de uma parceria, a Divisão da Coesão Social da Câmara de Santo Tirso recolhe diversos bens alimentares nos hipermercados aderentes e distribui-os por famílias sinalizadas pelo serviço.

“O projeto começou a ser implementado em fevereiro de 2015. Volvido um ano, conseguimos apoiar cerca de 65 famílias, num total de perto de 200 pessoas”, congratula-se o presidente da Câmara, Joaquim Couto.

Durante os últimos 12 meses, foram mais de 37 toneladas de alimentos recolhidos nos hipermercados Pingo Doce de Vila das Aves e Pingo Doce de Santo Tirso, numa média mensal de 3117 Kg de bens alimentares doados. Já no final do ano passado, o grupo Auchan de Santo Tirso também aderiu ao programa.

Segundo Joaquim Couto, a implementação do projeto “Zero Desperdício” por parte do Município apresenta duas mais valias. Por um lado, apontou, “ajuda as famílias com mais problemas económicos do concelho” e, por outro, “combate o desperdício alimentar, dentro de um apertado controlo de higiene” .

De uma forma legal e segura, e cumprindo todos os procedimentos exigidos pela ASAE em matéria de Higiene e Segurança Alimentar, o programa “Zero Desperdício” contempla o aproveitamento de bens alimentares, confecionados ou não, em boas condições de consumo, que antes acabavam no lixo: bens alimentares cujo prazo de validade se aproxima do fim, ou que não foram expostos nem estiveram em contacto com o público, fazendo-os chegar a pessoas que deles necessitam.

Para o presidente da Câmara, a adesão de Santo Tirso ao movimento “Zero Desperdício” tem-se revelado “um sucesso”, competindo à autarquia gerir o programa no terreno, operacionalizando-o através da divulgação e angariação de entidades recetoras e doadoras. “Esperamos que no segundo ano, outros hipermercados do concelho se juntem a esta causa”, realçou.

Da responsabilidade da Câmara de Santo Tirso é, também, a identificação das famílias carenciadas e a canalização para estas dos recursos disponíveis, trabalhando junto das entidades cooperantes, de modo a garantir a recolha, o transporte, o acondicionamento e a distribuição dos bens.